A Chegada de um Trem à Estação

• A Chegada do Trem na Estação de Ciotat - Brasil
  • The Arrival of a Train at La Ciotat - Estados Unidos da América
  • L'arrivée du train en gare de La Ciotat - França
  • Chegada de um Comboio - Portugal

Mostra a entrada de um comboio puxado por uma locomotiva a vapor em uma estação de trem na cidade costeira francesa de La Ciotat. Como a maioria dos primeiros filmes de Lumière, consiste de uma visão única, ilustrando um aspecto da vida cotidiana. Não há nenhum movimento de câmera intencional aparente, e é um filme composto por um disparo contínuo em tempo real.

Foi um dos primeiros filmes a ser apresentado publicamente pelos irmãos Lumière, na cave do Boulevard des Capucines em Paris, em 28 de dezembro do mesmo ano. No dia 6 de janeiro de 1896, foi exibido Salão Indiano (uma saleta nos fundos de um café), naquela que entrou para a história como uma das primeiras exibições públicas e comerciais de um filme. O bilhete custou 1 franco.

25 de Janeiro de 1896

Elenco de A Chegada de um Trem à Estação