A História de James Dean

1957

Tha James Dean Story

Tanto já se escreveu e falou sobre James Dean (1931-55) que há pouco que ainda se possa acrescentar a sua lenda. Este documentário, feito logo depois de sua morte por diretor então totalmente desconhecido, ficou inédito aqui mas foi até inovador para a época (usando o que os créditos definem como exploração dinâmica de fotografias, nada mais do que a câmera se movendo sobre imagens fixas).

Foi inicialmente concebido como uma cine-biografia convencional (na qual parece que até Elvis manifestou interesse), mas com certeza não traz nenhuma informação que os fãs já não saibam. Só é interessante para checar Robert Altman em começo de carreira (em parceria com o roteirista e produtor George W. George, que nunca mais dirigiu nada).

Retrata Dean como um mito eterno, uma verdadeira lenda, até com certa veneração e idolatria (embora na verdade tudo isso tenha sido fabricado pela máquina publicitária da Warner, que ainda tinha dois filmes inéditos dele quando o ator morreu). Altman se especializaria depois em criticar a sociedade americana, e aqui já se vê o embrião disso na rápida abordagem do conflito entre a personalidade inconformista de Dean em confronto com o status quo.

Mas a falta de depoimentos de nomes mais conhecidos (só usaram parentes, amigos do começo da carreira e atores obscuros) e uma certa pretensão, com muito psicologismo, tornam o resultado datado e pouco informativo.

1957

Elenco de A História de James Dean