Amanda Seyfried

Data de Nascimento: 3 de Dezembro de 1985 (28 anos)

Local de Nascimento: Allentown, Pensilvânia

Pais: Estados Unidos da América

Sexo: Feminino

Biografia

Amanda começou trabalhando como modelo da agência Ford Models; terminou a high school em 2003 e atualmente cursa uma faculdade em Nova York. Começou sua carreira como atriz em óperas, em 2000.[carece de fontes] Porém, veio ter notoriedade em 2002/2003, com um papel importante numa série de televisão.
Em 2004, fez o filme Mean Girls (Meninas Malvadas, no Brasil, Giras e Terríveis em Portugal), que foi o seu primeiro filme de muito sucesso. Amanda, que ficou com o papel de Lilly no seriado Veronica Mars, tentou o papel-título, mas acabou perdendo-o para Kristen Bell.
Em 2006 ela entrou no elenco da série Big Love e está nela até hoje.
Mas o sucesso veio no filme musical Mamma Mia!, onde ela mostrou o seu talento como atriz e cantora no papel da protagonista Sophie. Nesse filme, ela atuou ao lado de Meryl Streep, Pierce Brosnan, Colin Firth, Stellan Skarsgård, Julie Walters e Dominic Cooper.
Atualmente, Amanda gravou o filme Boogie Woogie, ao lado de, novamente, Stellan Skarsgård, com quem atuou em Mamma Mia! e Jennifer's Body, onde ela interpretará Needy Lesnicky, a melhor amiga da protagonista Jennifer, protagonizada por Megan Fox.
Além disso, ela está no elenco do filme Dear John, baseado num best-seller dos Estados Unidos. Ela será a personagem principal do filme, Savannah Lynn Curtis, e atuará ao lado de Channing Tatum.
Amanda também atuará ao lado de Liam Neeson e Julianne Moore no filme Chloe e protagonizará a refilmagem do filme A Woman of No Importance.
Ela havia sido escalada para o papel de Baby Doll no filme Sucker Punch, mas teve que desistir do filme devido à problemas em sua agenda, por causa de tantos filmes e da gravação da série Big Love. O filme contava com a direção de Zack Snyder, e tinha no elenco Evan Rachel Wood, Vanessa Hudgens, Emma Stone e Abbie Cornish.
Amanda também está no filme Letters to Juliet, ao lado de Gael García Bernal e Vanessa Redgrave.