Ben Kingsley

Nomes Alternativos: Krishna Pandit Bhanji

Data de Nascimento: 31 de Dezembro de 1943 (70 anos)

Local de Nascimento: Scarborough

Pais: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Sexo: Masculino

Biografia

Ben Kingsley é um ator inglês de ascendência indiana (Gujarati) e russo-judaica.

O seu pai, Rahimtulla Pandit Bhanji, foi um médico nascido no Quênia de ascendência indiana, e a sua mãe, Anna Lyna Mary Bhanji, uma modelo e atriz.

Kingsley começou a sua carreira no palco, mas iniciou-se cedo no cinema. O seu primeiro filme, "Fear is the Key", de 1972, não foi um sucesso. Kingsley alcançaria a fama em 1982, interpretando o papel de Mahatma Gandhi no filme "Gandhi", ganhador de vários prêmios da Academia, incluindo um de Melhor Ator. Os ancestrais do seu pai tinham vindo do estado indiano do Gujarate, o mesmo estado de onde era originário o próprio Gandhi, embora fossem muçulmanos e não hindus.

Kingsley conseguiu evitar os estereótipos, interpretando papéis diversificados em filmes como "Turtle Diary", "Maurice", "Pascali's Island", "Without a Clue" (no papel de Dr. Watson junto com o Sherlock Holmes de Michael Caine), "Bugsy" (Nomeação para o Oscar de Melhor Ator Secundário), "Sneakers", "Dave", "Searching for Bobby Fischer", "Schindler's List", "Death and the Maiden", "Murderers Among Us: The Simon Wiesenthal Story", "Sexy Beast" (outra nomeação para o Oscar para Melhor Ator Secundário), e "House of Sand and Fog" (Nomeação para o Oscar de Melhor Ator).

Kingsley também apareceu com frequência na televisão, tendo sido o seu primeiro papel uma aparição fugaz em "Coronation Street".

Aparece no filme War, Inc. (BR: Guerra S.A., Faturando Alto), junto com Hilary Duff, John Cusack e Marisa Tomei.