Um registro histórico! Um precioso documentário que mostra com detalhes as origens do punk no Brasil! "PARA MIM,NADA. PARA NÓS,TUDO!"
Botinada narra as origens do punk rock no Brasil, sua primeira fase (1976-1984) e o paradeiro de seus protagonistas.
Foram 4 anos de pesquisa, 77 pessoas entrevistadas, milhares de horas nas ilhas de edição, 200 horas de vídeo e muitas imagens raras e inéditas compiladas pela primeira vez.
Foi por causa do punk que eu descobri que poderia montar uma banda, tocar e compor.
Poderia basicamente qualquer coisa.
Até mesmo arriscar fazer um documentário.
Resolvo então me concentrar na turbulenta chegada do movimento por aqui.
Parto para a pesquisa.
Começo a rastrear os entrevistáveis.
Quem são? Onde estão?
O que eles fazem hoje em dia?
Me pego diante de uma insolúvel espécie de gincana norteado por pistas falsas.
Todo o material que encontro está em condições precárias: fitas de vídeo mofadas e jornais caindo aos pedaços.
Não poderia ser diferente.
Vou atrás de todos os vestígios, tento juntar o máximo de material possível antes que seja tarde.
Os punks me recebem muito bem.
Eles transbordam emoção e sinceridade nos depoimentos.
Depois de duas décadas, conseguem o distanciamento necessário pra ver toda essa história com bom humor.
Os ricos detalhes permanecem num arquivo empoeirado na memória.
Botinada traz à tona essa incrível história contada pelos punks que vivenciaram de corpo, alma e jaqueta de couro essa caótica jornada. (Gastão Moreira)
Um registro histórico! Um precioso documentário que mostra com detalhes as origens do punk no Brasil! "PARA MIM,NADA. PARA NÓS,TUDO!"
Documentário muito informativo, não é só pra quem gosta não, um registro do Punk Paulista pra ficar pro futuro.
Um documentário muito bom sobre um movimento importantissimo tanto pra História do Rock como pra História do Brasil. Apesar de falar da repressão em alguns momentos, achei que poderia ter se aprofundado mais nesses assunto, pois um movimento de tamanha transgressão deve ter sofrido muito com a ditadura. Em algumas falas e alguns momentos chegam a falar disso, mas poderiam ter se aprofundado, pra um entendimento maior. Mas, mesmo sem isso, é um documentário muito bom!
Acho que é um documentário para quem gosta e não gosta do movimento e do gênero musical surgido a partir dele, pois é bastante informativo e compreensível. Eu amei!
é um movimento bacana, independente, e muito importante, surgiu aqui no brasil numa época de ditadura, ajudou a quebrar tabus, criou outros.
Tudo no punk é sujo e desorganizado, mas é original e isso é bom.
o AnarcoPunk é uma ideologia utópica, no entanto, isso não importa muito pra eles. Criticar e cuspir no que revolta eles é o que da força ao movimento.
se não tivesse com o que se rebelar, o movimento punk morreria.
Documentário Histórico muito bom, peca apenas por ter se focado muito em são paulo, tenho certeza que muita coisa bacana foi produzida em outros estados.
O fato é que os punks gritaram como ninguém a liberdade de expressão da juventude em uma epóca de ditadura e hoje temos uma juventude que não dá valor a essa liberdade, nossa juventude vive atualmente o pornofunk.
O punk rock comeu a caretice, gerou filhos bacanas e a música agradece.
Romântico demais, mal se toca no ganguismo que tudo foi virando com o tempo e no rio de sangue que deixou. Mas ok
Acho que se fosse falar nas gangues tbm pô, daria outro documentário, ou então poderia dobrar o número de horas de pesquisa, de edição de videos, de entrevistas e tudo mais como está descrito na sinopse (que não é pequena por sinal) aí do lado. Acho que a intenção do documentário não foi romantizar, mas dar destaque mais ao que o foi o punk rock no cenário musical brasileiro, que era um momento de transição do que era produzido até então. ;) essa coisa das gangues talvez se encaixasse na discussão sobre o ideal anarquista que existia no movimento e que acabou sendo distorcido na época (até certo ponto) ...enfim...outro documentário (o que daria outro trabalhão). ^^
É um ótimo documentário. É um registro e tanto.
Achei que poderia ter sido melhor. Focou mais em SP, acredito eu, que em várias outras cidades de São Paulo, até mesmo, em outros lugares do Brasil, existiu uma cena forte que contribuiu para o surgimento do Punk. Achei também que faltou focar em ideologias, buscar se existiu ideologias. Pareceu mais rebeldias, não rebeldias contra um sistema, uma sociedade, mas rebeldias juvenis.
Enfim, mesmo se vc não curte punk, assista!
"Se o Punk é o lixo, miséria e a violência, então não precisamos importá-lo da Europa, pois somos a vanguarda do Punk em todo o mundo" FODA!
Um maravilhoso registro,mostra como o movimento punk foi importante não só pelo lado histórico e musical,mas como social e cultural vivido na época...Um documentário além de maravilhoso totalmente pedagógico...Seria de extrema importância para formação de jovens se fosse utilizado como tarefas para estudantes do 5º ao 9 º ano do ensino fundamental...
na verdade os diversos mov. no cenário musical, social e cultural vivenciados no país devem ser incluídos no currículo e discussão nas horas das aulas sobre os diversos momentos políticos do país e do mundo. o problema é que os professoras mtas vezes negligenciam e passam por cima disso, ou a própria direção da escola retira esse debate do currículo. Froid né? =( já tive alunos que queriam saber mais a respeito justamente porque no livro ou vinha como nota de rodapé ou como um pequeninissimo texto complementar.
Otimo registro e resgate de imagens que marcaram uma época da musica nacional. Parece até que foi ontem!! :)
Enorme vontade de voltar no tempo e provar um pouco dessa rebeldia... arrepiante!
"Punk tem que se fuder mesmo, tem que tomar no cu mesmo" ADOREI
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&...
link dele pra ver on line :DD
"Nos estamos aqui para revolucionar a MPB,
pra pintar o negro com asas brancas, atravessar o trem das 11,
pisar nas flores do Geraldo Vandré, e fazer a Amélia uma mulher qualquer" enfim, se nao fosse pelo Punk, o rock teria morrido pela discoteca e Travolta e Elton Jhon,KKKK
Muito importante não só pela história do surgimento, mas também pelo lado sociológico dos acontecimentos. O movimento punk veio pra desentalar o grito preso na garganta dos jovens oprimidos pela ditadura brasileira.
Os punks criados com leite quente e chocolate, que colam lá na Paulista deviam ver esse documentário.
Ah... e só pra constar: sempre a mídia encabeçada pela Globo deturpam coisas que podiam ser proveitosas em prol da manutenção do poder dos poderosos do país. Ao invés de informar, parece mesmo é desinformar e alienar.
Documentário sensacional que mostra tanto a parte homogênea como a heterogênea do movimento no Brasil. E como dito: "se você complica o rock, você mata o rock".
assista online no youtube... > http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&...
Ri pra caralho de como o pessoal esculacha o "punk" de Brasília hahahaha
Como foi feito pelo Gastão Moreira dá um olhar bem certeiro e dinâmico do que aconteceu de fato. Fosse outro diretor a ter a iniciativa talvez não ficasse tão bom.
"Se o punk é o lixo, a miséria e a violência, então não precisamos importá-lo da Europa, pois já somos a vanguarda do punk em todo mundo." Falou tudo, o documentário mostra com muita exatidão as origens do punk rock no Brasil, que teve suas próprias características, ao contrário do que falam por ai sobre o "punk importado"
Eu acho que se não fosse o Punk o rock tinha morrido, acho que o rock teria sido absorvido e corroído pela mídia e tinha morrido no colo do Elton John... esse ponto de vista do Genivaldo foi engraçado pra caralho. hahaha
Esse documentário é D+! é uma aula sobre o movimento aqui no Brasil e no mundo.
Sempre bom ver algo sobre o punk nacional. E sempre bom ver o Clemente rindo de tudo.
Um grande documentário. Essencial para entender o movimento punk rock no Brasil e minar certos pré-conceitos e porque não dizer, reforçar alguns de quem mesmo não gostando, busque no mínimo entender. Muito bom!
"Se o punk é o lixo, a miséria e a violência, então não precisamos importá-lo da Europa, pois já somos a vanguarda do punk em todo mundo." (Chico Buarque)
Me fez lembrar os velhos shows punk em Brasilia ..Oscabeluduro DFV.FIlhos de Mengele,,AR XV - Caos Clitoriano Canelas de Cachorro..e outras..
"Se o punk é o lixo, a miséria e a violência, então não precisamos importá-lo da Europa, pois já somos a vanguarda do punk em todo mundo."
Bons velhos tempos!
Aí galera, o filme completo no Youtube:
"Ficamos tentando convencer os caras da igreja evangélica a não entregar a gente pra policia porque os caras da policia tavam perseguindo a gente assim como os romanos tinham feito com Jesus Cristo" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK CHOREI
Faltou falar um pouco do Virus 27....tao importante quanto todas as que apareceram de 80 em diante!
daora... mesmo eu nao sendo fã de punk rock.. valeu a pena ver! histórico
Puta trabalho de resgate do cenário punk brasileiro!
Começa muito bem com a citação de Chico Buarque:
"Se o punk é o lixo, a miséria e a violência, então não precisamos importá-lo da Europa, pois já somos a vanguarda do punk em todo mundo."
O doc tem alguns méritos a serem reconhecidos:
1) Não é preciso estar em Hollywood ou na Globo para se fazer um registro honesto, histórico e verdadeiro (apesar dos parcos recursos de produção);
2) O formato é dinâmico, rico em imagens de shows (o que era muito difícil para a época, considerando a tecnologia existente e também a atmosfera repressiva desses eventos);
3) Transmite uma lição de garra e obstinação de uma geração oriunda da periferia, classe média baixa e desassistida no campo social e que mesmo assim, heroicamente batalhou por seus sonhos e trouxe o movimento para a mídia e a história do rock brasileiro.
Como disse o Clemente, dos Inocentes:
"Nós estamos aqui para revolucionar a música popular brasileira, pintar de negro a asa branca, atrasar o trem das onze, pisar sobre as flores de Geraldo Vandré e fazer da Amélia uma mulher qualquer."
E assim abriram caminho para a indústria do rock dos anos 1980 e posteriores...
Tão lindo quanto o Decline of Western Civization!
Pra quem se interessa pelo movimento e pela música punk do Brasil, é um prato cheio. Ver aquele climão de revolta dos começo dos anos 80 (mesmo que a maioria estivesse cagando pra "revolta" em si e quisesse apenas se divertir) não tem preço. As cenas da molecada reunida nas galerias, das (poucas) apresentações ao vivo, do Começo do Fim do Mundo, dos malucos de moicano "pogando" com seus coturnos e jaquetas de couro, tudo isso dá uma vontade de ter vivido a época! rs.
Esse documentário mostra que o Brasil (ou São Paulo, como alguns irão dizer) não ficou devendo em nada aos outros países, em matéria de música, estética e atitude punk.
é bem legal, mas praticamente diz "Punk Rock só existia em são paulo, os outros estados não eram nada" o que não procede
O punk nasceu nos subúrbios de São Paulo. E teve sua expressão máxima nessa cidade. As principais bandas eram de lá. O Começo do Fim do Mundo aconteceu lá.
O que você esperava?
É um bom documetário, só me incomodou um pouco o "estilo didático"...
Mas é riquíssimo de material e de informações sobre esse começo.
É difícil não ser didático quando se trata de um assunto que todo mundo tem uma visão totalmente distorcida, não? :o
Indo assistir ele, espero não me arrepender :) Mais tarde eu coloco a minha opinião.
é um documentário muito bem feito. O resgate foi muito válido. Mas faltou muito. Se o punk brasileiro era machista e bastante burro pelo que mostra o documentário (ganguismo, mortes e outras coisas lamentáveis) o documentárista foi incrivelmente pior, ele conseguiu invisibilizar todas poucas mulheres que apareciam no documentário e torná-las acessórias, dar pouco espaço pro depoimento delas, a edição ficou extremamente sexista. As poucas mulheres em bandas eles não tiveram muita vontade de ouvir, cortando as falas e colocando elas como complementares (cadê as mercenárias?????? por que não entrevistaram a primeira banda pós-punk/punk com formação inteiramente feminina). Mas ao mesmo tempo é um lindo documentário, conseguiu retomar muito da história do punk brasileiro, como difundiam as músicas em fita k7, a dificuldade de conseguí-las, a enorme repressão da globo que desmobilizou fortemente o movimento, a relação com ditadura militar, a relação do movimento punk com o dce anarquista da usp (se entendi bem) na época, e todo espírito de rebeldia, todo som sujo e ruim do punk brasileiro que inspirou toda uma geração. Agora falta fazer um documentário resgatando outras vozes do punk mais anarquista e político que o Brasil teve, os anarcopunks se envolvem em mobilizações políticas desde os 80 e de forma muito consciente, coisa que não foi mostrada acabando focada no punk do abc paulista.
O cara tá falando da cena que ele viveu, não existe essa de achar que o cara tinha que cobrir a cena por completo (até a bandinha que surgiu num fim de semana e terminou no outro)... Só acho que se a maioria do "anarcopunks" tivessem de fato engajada, muitos outros documentários já teriam sido produzidos... Não quero generalizar, mas os maiores problemas da cena hoje é o radicalismo (que beira ao preconceito) e culto às drogas (aqui inclui-se a cachaça)