Cacilda!

2001

Cacilda! - Festival Teatro Oficina

Primeira parte de uma tetralogia que conta as vidas da grande atriz Cacilda Becker, quando foi escrita, em 1990, Cacilda! reconciliou José Celso com o teatro brasileiro. Sua primeira encenação, em 1998, consolidou o projeto da Uzyna Uzona, que durante a década de 90 revivesceu o Teatro Oficina em espetáculos antológicos. Com quase quatro horas de duração, dividida em dois atos, a montagem mostra a infância e o início da vida artística da atriz Cacilda Becker no primeiro ato. O segundo ato é a narração ficcional do coma da atriz, que durou 40 dias, antes de sua morte, consequência de um aneurisma sofrido no intervalo da apresentação de Esperando Godot em 1969. Através do antagonismo do teatro de coros e da protagonista, com trechos reencenados das peças que a atriz realizou, o segundo ato traz para cena importantes personagens da dramaturgia brazileira como Paulo Autran, Zimbienski, Madame Morineau, Walmor Chagas, Adolfo Celli. Para contar a história desta grande dama do teatro, duas atrizes se revezam no papel principal, Bete Coelho e Leona Cavalli.

2001