Contatos Imediatos do IV Graal

1978

Contatos Imediatos do IV Graal

Em 1978, o cineasta Décio Lopes, de Juiz de Fora, resolveu fazer o I Festival de Cinema Super/8 de Juiz de Fora. Nos anos 70, o Super/8 estava no auge (não existiam, evidentemente, filmadoras de vídeo). Assim, esta foi a primeira e única oportunidade dos cinegrafistas amadores da cidade mostrarem seus trabalhos. Toninho Buda e Antônio Guedes já vinham, há alguns anos, filmando suas performances públicas, principalmente aquelas relacionadas com o esoterismo que praticavam na época, bastante ligado à mensagem esotérica do mago inglês Aleister Crowley. Eles tinham vários rolos de filmes guardados.

Como o festival fornecia um laboratório para quem quisesse editar seus filmes, eles montaram então o filme Contatos Imediatos do IV Graal – A Odisséia de Chico Vareta no Reino de Agartha (o roteiro e a trilha sonora foram criação de Toninho Buda). A película ficou com 33 minutos de duração e centenas de emendas a durex. Ele causou o maior furor no festival, devido à sua mensagem claramente anti-clerical, mas acabou ganhando o 1o Lugar na Categoria Experimental. Posteriormente, nas poucas vezes em que foi exibido publicamente, o filme viria a causar o mesmo escândalo.

1978

Elenco de Contatos Imediatos do IV Graal