3. > Da Terra Nascem os Homens

Título The Big Country (Original)
Ano produção 1958
1958 ( Brasil )

James McKay, um rico e aposentado capitão da marinha, chega ao Texas para se casar com Patricia Terrill, sua noiva. McKay é um homem cujos valores e estilo de vida são um mistério para os rancheiros e Steve Leech, o capataz da fazenda, imediatamente sente antipatia por James. Patricia é controlada por Henry Terrill, seu rico pai, que está envolvido em luta cruel sobre os direitos de água para o gado. Queem se opõe a ele é Rufus Hannassey, sendo que tanto Terrill quanto Hannassey ambicionam a mesma terra, cuja dona, Julie Maragon, acaba vendendo-a para McKay, que a dá de presente de casamento para sua noiva. Porém, o comportamento detestável de Patricia o leva a cancelar o casamento. Quando Julie é seqüestrada pelos Hannassey, McKay vai resgatá-la para evitar um banho de sangue entre os clãs rivais de Terrill e Hannassey.