David Fincher

Data de Nascimento: 28 de Agosto de 1962 (50 anos)

Local de Nascimento: Denver, Colorado

Pais: Estados Unidos da América

Sexo: Masculino

Biografia

É um diretor de cinema e produtor norte-americano cujos principais trabalhos são Seven (1995), Fight Club (1999), Zodiac (2007), The Curious Case of Benjamin Button (2008), The Social Network (2010) e The Girl with the Dragon Tattoo (2011).
E começou a fazer "filmes" aos 8 anos de idade, quando brincava com a câmera de seus pais. Em 1980 viu O Império Contra Ataca de George Lucas. Foi esta experiência que o fez olhar de outra maneira para o cinema e ajudou-o a encontrar o seu próprio estilo. Começou a trabalhar numa empresa de animação, e aos 18 anos foi trabalhar para a "Industrial Light and Magic - ILM" de George Lucas onde ficou vários anos. Nesse período teve a oportunidade de trabalhar em O Retorno de Jedi (1983) e Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984).
Deixou a ILM para fazer publicidade; o seu primeiro trabalho foi para a American Cancer Society. Também fez muitos clipes para artístas como os Aerosmith, Madonna e Paula Abdul, 6 dos quais chegaram ao Top 100 da MTV em recente eleiçao dos 100 melhores do século.

Como realizador de longas-metragens estreou-se com "Alien 3" (1992). Infelizmente o filme não foi uma experiência agradável para Fincher, que passou um mau bocado com a equipe da 20th Century Fox. Além disso o filme não foi bem recebido pela crítica nem pelos fãs da saga. Esta má experiência fez com que Fincher recuasse para a publicidade e clipes.

Mas a sorte bateu-lhe à porta com o argumento de Andrew Kevin Walker para "Seven" (1995), que deu a Fincher a aclamação da crítica que ele precisava para se afirmar como realizador. Impulsionado, parcialmente pelo poder midiático de Brad Pitt, este filme deu a Fincher uma boa posição para futuros trabalhos em Hollywood. Em 1997, David Fincher fez o seu terceiro filme, "Vidas em Jogo" com Michael Douglas.

Com "Clube da Luta" (1999), além de amadurecer o seu estilo, o longa-metragem provocou grande polêmica devido ao seu conteúdo violento e personagens "anti-sociais". Apesar de toda polêmica e da fraca bilheteria (o filme não conseguiu reverter seus custos de produção nos cinemas), seu lançamento em VHS e DVD foi estrondoso, sendo um sucesso absoluto de vendas, com uma edição de luxo com 24 horas de extras no DVD.

A partir do século 21, Fincher fez "O Quarto do Pânico" (2001) e "Zodíaco" (2007). Em 2008, Fincher recebe a sua primeira indicação ao Oscar com o melodrama "O Curioso Caso de Benjamin Button". A indicação retorna com "A Rede Social", em 2010. Em 2011, ele irá lançar a sua adaptação de "Millennium- Os Homens que Não Amavam as Mulheres".

Os atores com quem ele mais costuma trabalhar são Brad Pitt ("Seven", "Clube da Luta" e "O Curioso Caso de Benjamin Button"), e Rooney Mara ("A Rede Social" e "Millennium- Os Homens que Não Amavam as Mulheres").

Premiações

Recebeu duas indicações ao Oscar de Melhor Diretor, por O Curioso Caso de Benjamin Button e A Rede Social.