Estrela-Guia

2001

Estrela-Guia

L - Livre para todos os públicos

No início dos anos 1980, Tony e seu amigo Bob trabalham numa corretora de valores. Em férias na Califórnia, Bob conhece Catherine, que nasceu e foi criada numa comunidade hippie e se casam. Bob vende tudo o que tem e compra, no interior de Goiás, uma fazenda a que dão o nome de Jagatah (em sânscrito, "Universo"). Neste lugar, junto com Catherine, funda a comunidade Arco da Aliança. Tony batiza a filha de Bob e Catherine, lhe dando o nome de Cristal.

Bob, agora com o nome de Hanuman (em hindu, uma entidade sagrada), e Catherine, agora Kalinda (Kali, um dos nomes da deusa hindu Sakti), acolhem em sua fazenda pessoas dispostas a viver numa comunidade onde o que predomina é o altruísmo e onde todos acreditam que a virada do milênio não trará destruição e sim recriará esperanças perdidas de paz entre os homens. Seus habitantes vivem em harmonia com a natureza. Não há dinheiro nem posses, tudo é de todos. Cristal é a "estrela-guia" da comunidade e com sua linda voz canta os mantras que repetem os preceitos de harmonia e paz que todos crêem.

Cristal, aos 17 anos, fica órfã e reencontra o padrinho Tony, que não via há 15 anos. Ele, na condição de seu tutor, vai a Goiás buscá-la para morar com ele no Rio de Janeiro. Tony é um homem estressado pela vida urbana e quase 20 anos mais velho que Cristal. Há cerca de três anos, ele namora a socialite Vanessa, sua principal cliente na corretora, mas leva o namoro sem muito entusiasmo. Rica, bonita e fútil, Vanessa é viúva e mãe de Gisela, uma adolescente rebelde que vive em conflito com a mãe que está sempre tentando impor à jovem seus gostos e valores. Mimada e inescrupulosa, Vanessa não hesita em usar o poder do dinheiro para prender o namorado.
Tony acaba percebendo, assim como Cristal, que estão apaixonados. Ele fica confuso e acaba se culpando por este sentimento. Assustado com a intensidade de seus sentimentos, Tony procura Purunam, uma espécie de líder no Arco da Aliança em Jagatah, que o convence de que os motivos que ele alega ter para não se envolver com Cristal são tolos. Conta-lhe que a própria Kalinda sempre falou sobre os dois como o casal ideal. Com a ajuda de toda comunidade, Purunam propicia o encontro dos dois para que Tony declare seu amor.

Enquanto isso Cristal cai nos braços de seu amado, muda-se para a comunidade e marca o noivado para o dia de seu aniversário de 18 anos. Juntos, ela e Tony vão viver na esperança de que o novo milênio devolva à humanidade a paz e a felicidade merecidas.

12 de Março de 2001