Filha de Soldado Nunca Chora

1998

A Soldier's Daughter Never Cries

Memórias baseadas na história de uma família americana que vive em Paris durante os anos 60 e 70, contadas segundo o ponto de vista da filha Channe. O pai, Bill Willis, é um escritor de sucesso e veterano da Segunda Guerra Mundial. A mãe, Marcella, é sentimental, divertida e amorosa. A primeira parte se passa quando a família adota Benoit, um garotinho francês órfão de 6 anos de idade. Channe e Benoit têm que se acostumar um ao outro e também a escola. A segunda parte conta sobre a primeira amizade de Channe com um garoto, que logo é interrompida porque a família tem que retornar aos Estados Unidos por causa da saúde do pai. Com o agravamento da saúde do pai ambos os filhos passam pela crise de identidade e se perguntam: qual a nacionalidade e qual cultura eles pertencem?

---

Nos anos 60, o escritor americano Bill Willis vive em Paris com a sua mulher e filha. Um dia, decidem adoptar um garoto francês abandonado pela mãe, que se integra perfeitamente na sua nova família americana. Durante a adolescência, Channe, a filha de Willis, torna-se amiga de Francis, um colega de estudos de temperamento artístico. Porém, Channe tem de regressar, inesperadamente, aos Estados Unidos devido a uma grave doença cardíaca do pai, o que vai criar complexos problemas afectivos.
James Ivory, o mais britânico cineasta americano, que se tornou célebre pelas suas magníficas reconstituições de época, bem patente em obras célebres como ¿Quarto com vista sobre a cidade¿, ¿Regresso a Howards End¿ ou ¿Os Despojos do Dia¿, volta a reunir-se com o seus habituais colaboradores, o produtor Ismail Merchant e a argumentista Ruth Prawer Jhabvala, nesta envolvente crónica familiar adaptada do livro auto biográfico de Kaylie Jones. Trata-se de uma recriação romanceada da vida do célebre escritor James Jones, e da fase da sua vida em Paris ao longo das décadas de 60 e 70. Ivory, como sempre, é admirável na reconstituição de época e na criteriosa observação dos seus costumes e tendências, neste caso a era do amor livre e da ¿revolução hippie¿, enquanto vai avaliando o choque de mentalidades, de gerações e mesmo de sociedades, neste caso entre a França e os Estados Unidos. Destaque para o notável trio de intérpretes principais: Kris Kristofferson, Barbara Hershey e Leelee Sobieski.

18 de Setembro de 1998

Elenco de Filha de Soldado Nunca Chora