Gumnaam

1965

Gumnaam

Gumnaam é baseado no livro O Caso dos Dez Negrinhos (1939), da britânica Agatha Christie (acredita?). O roteiro, assinado por Dhruva Chatterjee e Charandas Shokh, traz seis personagens que, após um acidente de avião, encontram refúgio em uma mansão no meio de uma floresta. Nessa mansão, há um mordomo que diz que já os esperava naquela noite. A partir de então, os visitantes começam a ser assassinados um a um, instaurando um pânico generalizado. A pergunta que percorre todo o filme é: “quem é o assassino?”.

Gumnaam foi um masterpiece na Índia. Além de ser o primeiro thriller produzido no país, com números musicais para espectador indiano algum achar defeito, o sucesso se traduziu pelas estrelas do elenco, a maioria atendendo por um único nome: além de Helen, há Nanda, Mehmood, Pran, Dhumal e Hiralal. O filme foi até alvo de referência na excelente comédia Mundo Cão (2001), do norte-americano Terry Zwigoff.

1965

Elenco de Gumnaam