Mania de Querer

1986

Mania de Querer

14 - Não recomendado para menores de 14 anos

Mania de Querer foi uma telenovela brasileira exibida na Rede Manchete, no horário das 21h30, de 22 de setembro de 1986 a 28 de março de 1987.

A novela começa no ritmo das mudanças impostas pelo Plano Cruzado na sociedade brasileira, mais precisamente dois dias antes do anúncio do novo plano econômico.
Lúcia - mulher de meia-idade, viúva e mãe de quatro filhos - recebe a notícia pela qual tanto esperava: após algum tempo nos Estados Unidos, seu filho mais velho, o engenheiro especialista em computação Ivan, retornará ao Brasil dali a dois dias e trará como companhia a sua esposa Vanessa, que conheceu no exterior. A notícia do retorno de Ivan enche a todos de alegria, mas desagrada a sua avó dominadora - Dona Margô Nogueira - o fato dele voltar casado com uma mulher que ninguém sequer conhece.
Vanessa é uma nitroiense que estuda Administração de Empresas em Nova Iorque. Para sobreviver, trabalha como garota de programa. Ao conhecer Ivan, esconde seu passado dele e aceita um convite para viajar até Aruba. Lá eles se acertam e combinam de voltarem juntos para o Brasil, como marido e mulher.
Ao chegar ao Brasil, Ivan passa a trabalhar para Ângelo Sá, um poderoso empresário dono de uma financeira. Ângelo tem uma estranha mania: coleciona fotos de garotas de programa que conheceu no exterior e é em uma dessas fotos que reconhece a esposa de seu funcionário. Tendo em mãos a prova incontestável do passado da moça, Ângelo usa essas fotos para conseguir satisfazer seus desejos sexuais com a bela ex-prostituta. Vanessa se divide entre contar a verdade para o inseguro Ivan (correndo, assim, o risco perdê-lo) e aceitar as chantagens do sedutor Ângelo, formando assim um triângulo amoroso.
Além de implicar com a relação do neto com a ex-prostituta, Dona Margô interfere na relação madura de sua nora Lúcia com o vizinho, o professor João. Lúcia foi casada com o militar Ivan Nogueira, cuja morte é motivo de muitos problemas para o filho mais velho, pois ele se diz culpado pela tragédia.
Dona Margô tem outra filha, Léia Guimarães, casada com o empresário Rogério Guimarães. Ele é o dono de uma cadeia de lojas de eletrodomésticos que entra em desgraça com o Plano Cruzado, principalmente porque o seu verdadeiro negócio era emprestar dinheiro a juros altíssimos. O casal tem dois filhos: Júlia e Luís Augusto. Júlia no passado fora casada com o jornalista Nelson Domingues e com ele teve um filho, Carlinhos. O casamento nunca agradou o severo Rogério porque para ele o jornalista nunca conseguiria dar uma vida com a qual ela estava acostumada. Já Luís Augusto é um playboy que não quer nada com a vida. Estuda Medicina, mas não leva a sério nada que faz.
Carolina é outra personagem importante na história. Irmã de Ivan e filha de Lúcia, trabalha em casa e sonha em subir na vida honestamente fabricando tênis artesanais.

22 de Setembro de 1986