Meu Nikifor

Mój Nikifor

O filme é baseado na história da vida de Epifan Drowniak, um antigo pintor conhecido como Nikifor Krynicki.Esta é a história de amizade entre Marian Wlosinski, um pintor acadêmico e o artista naífe em Krynica. Em 15 de Abril de 1960, Nikifor chegou ao estúdio de Wlosinski e disse:"Vou pintar aqui." . O pobre e doente Nikifor mudou a vida de Marian. Wlosinski quer saber de onde veio Nikifor ou aonde é que ele pertence. Ele não se livra dele e finalmente acaba por adotá-lo, abandonando o seu trabalho e a sua família. O pintor acadêmico parte à sua procura e fica fascinado pela sua liberdade que permite a Nikifor a criação de trabalhos da melhor qualidade. Uma actriz de 80 anos de idade, Krystyna Feldman, que tem um desempenho notável, interpreta o papel de Nikifor. Este é um belo filme acerca da genialidade, amizade, convições, humanismo e boa vontade. As bonitas paisagens na região montanhosa e uma música fabulosa criam ao filme uma atmosfera própria.

2004

Elenco de Meu Nikifor