Realmente surpreendente, e instigante.
Um escritor fantasma (Ewan McGregor) é contratado para terminar a autobiografia de Adam Lang (Pierce Brosnan), um ex-primeiro ministro britânico. Durante o trabalho, ele descobre segredos que colocam sua vida em perigo.
Fã de Polanski?! Mais aqui: http://artistasconsagrados.blogspot.com.br/2013/04/polans.... Conheça! Tks!
Muito legal. O clima do filme naquela praia é extraordinário!
Gostei muito. Boa atuação de Ewan. Enredo me prendeu do começo ao fim. Muito bom mesmo.
Confiram na seção De Olhos Bem Abertos, Lumi7, o texto de Matheus de Arruda Jesus sobre o suspense "O Escritor Fantasma", esta recente obra-prima do cineasta Roman Polanski.
Link: http://www.lumi7.com.br/de-olhos-bem-abertos-o-escritor-f...
Que Polanski é uma gênio todos sabem. Mas não espere uma obra priam de Polanski, mas sim um thriller político de qualidade onde nada é o que parece com um final realmente surpreendente. A forma como o filme se desenvolve é incrível. Polanski tem o do mde tirar excelentes performances de seus atores e eisto fica claro aqui, até o bonachão Pierce Brosnan (não consigo gostar dele) consegue se dar bem. Só acho que o filme é muito longo, meia hora a menos deixaria o filme masi ágil e dinâmico. Mas o clima de tensão e mistério permance até o fim. E ao fim do filme temos aquela sensação acho que já vi isso antes, tudo porque o fim é bem próximo da realidade.
Mais um ótimo filme brasileiro...
Polanski continua mestre em construir uma atmosfera de suspense e paranoia, mesmo após décadas que ele fez a trilogia do apartamento. Direção incrível.
Eu posso não ter entendido a gravidade dos problemas no começo, mas o filme se manteve interessante pra mim do início ao fim..
Como assim ainda não havia marcado esse filme?!! hahah mt bommm
Posso estar sendo ignorante, mas acho que superestimaram esse filme por ser de um diretor renomado.
Achei chato e arrastado. Os atores não convencem. O roteiro é fraco.
Sem mais.
é serio mesmoo que vc achou o roteiro fraco ? Defina um roteiro forte por favor..
Assisti esse filme sem ler sinopse, nem receber recomendação, e adorei! É duma genialidade inenarrável.
Não há motivos para desmerecer "O Escritor Fantasma". Polanski mais uma vez acerta em cheio, gerando um filme de mistério com uma atmosfera muita tensa e cheia de suspense. Seus personagens são sempre muito bem apresentados e trabalhados, nos possibilitando entrar de cabeça nos seus problemas e aflições. Como não se colocar na pele do "Fantasma", interpretado pelo sempre competente Ewan McGregor? Detalhes como a pista que Ruth (Olivia Williams) dá ao dizer que o primeiro ministro sempre segue os seus conselhos, e o nome da empresa do jato particular aparecendo no quadrante direito superior da tela - não deixando dúvidas de que o espectador notaria -, são o recheio desse incrível filme. Ah, e o que é aquele plano do bilhete sendo passado de mão em mão no final, hein? Genial!
Polanski contrói uma atmosfera fóbica e sufocante em torno de um roteiro magistral, tecendo uma tensão que se materializa cada detalhe, ótima sensação conspiratória durante toda projeção, e o desfecho é gratificante.
Sou fã do Ewan McGregor, só pela atuação dele o filme já me ganhou. E à medida que o filme foi se desenrolando, fui ficando cada vez mais apreensivo. Achei o roteiro bem original, a fotografia é ótima, a trilha sonora muito bem encaixada, o elenco não faz feio... e achei o clímax fuderoso. Não consegui imaginar um final melhor que esse.
é tocante a preocupação do diretos com os longos e complexos dialogos do filme, mas ele se preocupa tanto com os dialogos que se esquece de algun detalhes visuais, um exemplo é a cena q o protagonista está visivelmente encharcado em uma cena e em outra aparentemente seco, a trilha sonora também não ajuda, ela tenta te empurrar pra um universo que não foi criado, vi isso claramente na "perseguição" que deveria ter um ar de suspense mas não consegue passar isso, essa cen nada mais é que um carro atras do outro, a maioria das atuações são ruins e sem emoção. Uma historia chata e dispersa. meu 1º polenski n me surpreendeu de maneira alguma.
Um bom suspense com uma história ótima. Só achei meio devagar demais em determinadas partes. O final é bem interessante e ao meu ver deu várias brechas para a minha imaginação.
não é o melhor do polanski mas pra juventude que não conhece o diretor é uma ótima introdução
Os atores são perfeitamente adequados aos seus personagens. O filme passou muito rápido pra mim, foi prazeroso. E tenso. Ótima direção, ótima trama. Um belo dum suspense.
Ótimo filme, daqueles que você vê com muita atenção, trilha sonora e enrendo maravilhosos! :D
Polanski, mostrando (e relembrando) que é um gênio das telas. Se piscar, perdeu algo essencial. Um suspense com reviravoltas bem localizadas, onde o diálogo é vencido pela estética realista e investigativa do filme.
Um dos melhores filmes que tive o prazer de assistir esse ano e um dos melhores suspenses que já assisti também.
Polanski constrói um filme muito inteligente, uma história simples, mas que é genial em sua condução, o clima é silencioso, o ritmo é calmo para situar o público no que está acontecendo, mas sem NUNCA ficar enfadonho, já que a trama não se perde em rodeios ou situações desnecessárias, a trilha sonora é um show à parte e se encaixa muito bem no clima pesado do filme, os cenários também ajudam, o lugar onde "O Fantasma" se instala é isolado, com o tempo sempre fechado, praticamente, não há sol, a fotografia é escura e ajuda na construção de clima denso que o longa se propõe, tudo isso aliado ao ótimo roteiro que deu um tom a realista e natural à projeção, não há uma história inverossímel de suspense com coisas praticamente impossíveis de acontecer, ou desenvolvimento muito rápido em que um turbilhão de coisas acontecem a cada hora, é tudo por debaixo dos panos, é sutil, é real e sufocante.
Para mim é mais uma obra-prima do gênio Polanski, provando que uma história simples pode ser extremamente convidativa quando bem executada, O escritor Fantasma consegue ser muitíssimo acima da média de vários suspenses que se vê por aí, um dos raríssimos filmes que me fez desejar que não acabasse mais, de tanto que eu amei.
Vou arrumar esse filme pra assistir só por causa do seu comentário ! rs
hehe que bom =), espero que goste, me lembra algumas caracteríticas de um noir, como a escuridão do filme, os personagens suspeitos, a valorização do clima(a atmosfera é bem pessimista) ao invés de tramas mirabolantes(o que não significa que o filme não seja inteligente), é uma armadilha do início o fim, a gente se sente próximo do personagem e vai desvendendo a história aos poucos junto com ele, que se sente encurralado numa intrincada teia tecida por aquelas pessoas.
Polanski ganhou o Urso de Prata pela melhor direção em CANNES 2010, por este bem produzido filme. Na TV:
10/11 00:00 Telecine Cult
11/11 07:40 Telecine Cult
filme otimo do tipo pra ver com atençao adoreiii roteiro bem competente otimo muito bom
Filme espetacular com uma trama complexa,envolvente,atual e com desfecho corajoso e impactante!
Gostei muito do filme, tem uma trama super envolvente, adorei o final tambem
Surpreendete! Não se dá nada pelo filme lendo a sinopse, mas a trama é excelente. Vale também pela fotografia.
Kim Catrall nem parece a mesma de Sex and The City. FANTÁSTICA!
James Belushi em uma ponta curtíssima e todo careca! heheh FANTÁSTICO!
Só confirmando:
Adam era inocente, certo? A Ruth que era a controladora de tudo...
Se liga no diálogo entre o fantasma e Ruth, enquanto tomam vinho, com 1h02' de projeção:
Fantasma - Ele sempre pede o seu conselho?
Ruth - Sim .E normalmente sempre segue-o.
Tá que meu namorado teve que me explicar tipo 99,9% do filme, mas gostei muito! =)
Achei o desfecho muito bom. Polanski te guia p/ um final, te faz ansiar por algo que não acontece.
Esse é um daqueles filmes ótimos, que eu preciso ver pela segunda vez pra entender completamente .
É um filme bem inteligente, intrigante e muito bem feito. Gostei do filme como um todo, mas não consegui entender completamente o desfecho, fiquei com a sensação de "não estou entendendo alguma coisa".
acho que esse é um problema de várias pessoas que assistiram ao filme! quando eu estava começando a entender, tudo mudou, fiquei confuso.. talvez eu tenha que assistir de novo!
Só depois de um tempinho fui perceber que o ghost writer não tem nome, em momento algum do filme o nome dele é citado.... Adoro isso, personagens sem nome, rs.
Muito pertinente sua observação. Mas seu comentário contém spoiler, e para isso existe uma ferramenta apropriada. Nem todo mundo gosta de saber coisas antes de ver o filme.
ps: já vi o filme.
Mas isso não é um spoiler propriamente dito... É só olhar a ficha técnica do filme, ali em cima, ou na própria sinopse, rs.
É meio parado (não que isso seja uma coisa ruim nas mãos de Polanski), com um final surpreendente! Gostei muito da atmosfera, da fotografia, da trilha sonora que deu um clima de suspense muito legal ao filme, além das ótimas atuações e do roteiro inteligentíssimo. Genial.
achei um razoavel suspense. nao é o melhor filme de polanski, mas a trama consegue prender a atenção e o final foi de certa forma surpreendente e diferente
Polanski consegue criar um clima tenso em todo filme. Os atores estão muito bem nos seus papeis, assim como trilha sonora do Alexandre deplast está excelente. Um ótimo filme para que gosta de um roteiro bem amarrado, ótima direção e atuações.
Ótimo filme, e um roteiro muito inteligente. E a trilha sonora combina com o filme.
vc contou o numero de estrelas errado! hauhauahua
terei que ver novamente p entender hauahuahau