O Forte

1977

O Forte

O engenheiro Jairo retorna a sua cidade - Salvador - para demolir o forte de São Marcelo, com mais de 400 anos de idade. No local será erguido um parque infantil. Para Marcelo, essa destruição representa a aniquilação de todo o seu passado, pois foi naquele forte que ele um dia amou Tibiti, a namorada de juventude, e ouviu as histórias do velho Olegário, avô de Tibiti, que lá esteve preso por ter assassinado seu genro Michel. Ao chegar a Salvador, Jairo procura Tibiti, encontrando-a casada com Mário e mãe de quatro filhos. A paixão antiga é mais forte do que seu casamento de conveniência e a modesta e tranqüila vida familiar da moça. Eles voltam a se amar no forte que dias depois é festivamente destruído com forte carga de dinamite. Mas a aniquilação do monumento histórico, símbolo do amor de ambos, não consegue separar o profundo laço que os uniam e resistira a quinze anos de separação: eles fogem juntos para começar uma nova vida. (Guia de Filmes, 67)

1977