O Proscrito

1943

The Outlaw

O agora xerife Pat Garrett dá as boas-vindas ao seu amigo Doc Holliday em Lincoln, Novo México. Doc chega à cidade à procura de um pistoleiro que teria roubado seu cavalo em Socorro. Para sua surpresa, o pistoleiro é o jovem e famoso Billy the Kid.Ao encontrá-lo, tenta pegar seu cavalo, mas Billy reage. Pat chega ao local e, ao saber que o estranho é Billy the Kid, tenta prendê-lo. Doc intervém em favor de Billy e os dois recebem ordem para deixarem a cidade.À noite, ao tentar dormir num celeiro, Billy é atacado pela bela Rio MacDonald, numa tentativa de vingar a morte de seu irmão, ocorrida em Socorro, mas é por ele dominada. O xerife tenta novamente dar ordem de prisão a Billy e termina alvejando-o de raspão. Doc consegue levá-lo até a casa de Rio, sua namorada, para que esta cuide do ferimento. Rio mora com sua tia Guadalupe. Doc viaja.Enquanto trata de Billy, Rio termina se apaixonando por ele. Ao retornar, Doc se sente duplamente traído por Billy, pois além do cavalo, ele lhe roubou também sua namorada. Quando Billy lhe propõe escolher entre o cavalo e Rio, Doc opta pelo cavalo.Os dois partem para Fort Summer. Ao sair, Billy diz à Rio que se encontrar uma casa,mandará buscá-la. Esta, entretanto, avisa ao xerife sobre a partida dos dois. Doc e Billy descobrem que Pat vem à procura deles. Ao pararem, numa encosta, para pernoitarem, Doc é acordado pelo xerife, que o prende. De madrugada, Billy decidira retornar sozinho para tomar explicações de Rio.No caminho de volta, Pat e Doc encontram Rio amarrada junto a um barreiro. Depois de falarem com ela, eles se escondem na esperança de que Billy volte ao local. Assim, Billy também é preso mas, ao descobrir sinais de um iminente ataque de índios, Pat se vê obrigado a tirar as algemas dos dois e a tentar chegar a Fort Summer.Os quatro conseguem despistar os indígenas. Numa parada, Doc é morto por Pat. Com remorsos pelo ocorrido, o xerife libera Billy que parte para uma vida nova com Rio.

O filme enfrentou forte censura nos Estados Unidos, rodado em 1941, liberado e censurado em 1943 e liberado definitivamente em 1946.

1943

Elenco de O Proscrito