Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Quentin Tarantino

Quentin Tarantino

Nomes Alternativos: Quentin Jerome Tarantino

Data de Nascimento: 27 de Março de 1963 (52 years)

Local de Nascimento: Knoxville, Tennessee

País: Estados Unidos da América

Sexo: Masculino

Biografia

Quentin Jerome Tarantino, nasceu em 27 de março de 1963 na cidade de Knoxville localizada no estado americano do Tennessee, no Condado de Knox. É filho de Tony Tarantino, ator e músico de origem italiana e de Connie McHugh professora primária apaixonado por cinema, descendente de irlandeses e de índios, que acabou-se tornando dona de uma vídeo-locadora em Los Angeles. Quentin ganhou esse nome por inspiração no personagem da série de televisão ocidental ‘Gunsmoke’, criado por Burt Reynolds.

Sua entrada ao mundo cinematográfico aconteceu logo após terminar os estudos, e ingressar na ‘James Best Theatre Company’, onde começou a estudar técnicas interpretativas. Escreveu seu primeiro roteiro aos 22 anos, chamado “Captain Peachfuzz and the Anchovy Bandit”. Junto a Roger Avary formou um clube de vídeo, a “Vídeo Archives”, em Manhattan, o objetivo era após assistir um filme debater sobre ele. Tentou seguir carreira como ator dando continuidade aos estudos interpretativos na “Allen Garfield’s Actor’s Shelter”. Porém em 1992, em um dos eventos de Hollywood, o produtor Lawrence Bender incentiva-o a escrever um novo roteiro, assim nasce “Cães de Aluguel”, um filme intenso e criativo, com uma estética inovadora.

Em 1993 ganha reconhecimento como roteirista com seu primeiro trabalho comercializado, “Amor à Queima-Roupa”, filme dirigido por Tony Scott e também por “Assassinos Por Natureza” (1994) dirigido por Oliver Stone. No ano seguinte, Tarantino preferiu rejeitar diversas propostas de Hollywood para se isolar em Amsterdã para elaborar seu roteiro de maior sucesso “Pulp Fiction – Tempo de Violência”, igualmente dirigido por ele. Lançado, em 1994, foi um sucesso de público, arrecadando mais de duzentos milhões de dólares, e um sucesso de críticas, conquistando a Palma de Ouro no Festival de Cannes, o Oscar de Melhor Roteiro Original e foi indicado na categoria principal de Melhor Filme. Em 1997, dirigiu o filme “Jack Brown”, uma adaptação do romance “Rum Punch”, de Elmore Leonard.

Em 2003 e 2004, escreveu e dirigiu os filmes “Kill Bill” volume I e volume II, que foi elogiado pela direção e pela atuação da atriz Uma Thurman, o filme arrecadou mais de trezentos milhões de dólares e conta a história da vingança de Beatrix Kiddo contra seus ex-parceiros do “Esquadrão Assassino de Víboras Mortais”, que tentaram assassiná-la no dia do ensaio de seu casamento com Bill. Em 2007 dirigiu o filme “Á Prova de Morte”, e em 2009, dirigiu “Bastardos Inglórios”. Este último arrecadou trezentos e vinte milhões de dólares, recebeu oito indicações ao Oscar, incluindo de Melhor Filme e ganhou o de Melhor Ator Coadjuvante.

Em 2010, Tarantino compra o “New Beverly Cinema”, uma sala de cinema em Los Angeles com uma programação escolhida por ele onde só roda filmes em 35m/m, Tarantino diz o preservar por tê-lo adorado, e enquanto estiver vivo e rico irá manter o cinema.

Em 2012 dirigiu “Django Livre”, um filme de aventura e faroeste, o filme é estrelado por Jamie Foxx, Christoph Waltz e Leonardo Dicaprio, um sucesso de bilheteria sendo o filme do Tarantino de maior bilheteria, arrecadou mais de quatrocentos e vinte cinco milhões de dólares nos cinemas em todo o mundo. O filme recebeu críticas positivas e foi indicado para cinco prêmios ao Oscar, incluindo Melhor Filme.
Entre as namoradas de Tarantino estão mulheres como a atriz Mira Sorvino, as cineastas Sofia Coppola e Allison Anders, a comediante Margaret Cho, e as atrizes Kathy Griffin e Julie Dreyfus.

Tarantino além de diretor e roteirista, trabalha bastante com produtor e ator, aparecendo por exemplo em seus próprios filmes. Foi produtor em filmes como “Parceiros do Crime” (1993), “O Albergue” (2005), “Planeta Terror” (2007), “O Albergue: Parte II” (2007). Entre suas atuações de destaque estão “A Balada do Pistoleiro” (1995) e “Um Drink no Inferno” (1996).

Quentin Tarantino alcançou a fama rapidamente, em seus filmes é notado um método inovador, considerado ousado com seus roteiros não lineares, diálogos excêntricos, traços de violência, muito sangue e humor, tudo isso com influência do cinema inglês, filmes de faroeste, de artes marciais e a Nouvelle Vague francesa. Tudo isso, fazem de Tarantino um dos favoritos diretores de Hollywood.