Quentin Tarantino

Nomes Alternativos: Quentin Jerome Tarantino

Data de Nascimento: 27 de Março de 1963 (51 anos)

Local de Nascimento: Knoxville, Tennessee

Pais: Estados Unidos da América

Sexo: Masculino

Biografia

É um diretor, ator e roteirista de cinema dos Estados Unidos da América. Ele alcançou a fama rapidamente no início da década de 1990 por seus roteiros não-lineares, diálogos memoráveis e o uso de violência que trouxeram uma vida nova ao padrão de filmes norte-americanos.

Ele é o mais famoso dos jovens diretores por trás da revolução de filmes independentes dos anos 90, tornando-se conhecido pela sua verborragia, seu conhecimento enciclopédico de filmes, tanto populares, quanto os considerados "cinema de arte".

Os filmes de Tarantino são conhecidos por seus diálogos afiados, cronologia fragmentada e sua obsessão pela cultura pop. Comumente, são vistos como graficamente violentos e, em seus filmes Cães de Aluguel, Pulp Fiction e Kill Bill, há uma enorme quantidade de sangue jorrando.

Tarantino ficou conhecido como cineasta por seu conhecimento enciclopédico de filmes, críticas de cinema e história do cinema. Particularmente, ele tem um vasto conhecimento de filmes estrangeiros, filmes de gênero e filmes pouco conhecidos. Ele se declara um fã de filmes de ação de Hong Kong, filmes de faroeste, filmes de terror italianos, filmes da nouvelle vague francesa, e cinema britânico. Sua paixão por estes estilos de cinema se reflete em seus trabalhos — todos os seus filmes fazem referências a outros filmes ou gêneros diferentes de cinema, em seu estilo, histórias ou diálogos. Certa vez, ele resumiu tudo isso dizendo "Eu nunca freqüentei a escola de cinema. Eu freqüentei o cinema".

Premiações

Foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor por Pulp Fiction e Bastardos Inglórios.

Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original por Pulp Fiction. Também recebeu outra indicação nessa categoria por Bastardos Inglórios. Recentemente ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2013, sendo que também recebeu indicações de melhor filme e melhor direção com o longa Django, que levou também o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante com Christoph Waltz e foi indicado em Melhor Fotografia, categoria assinada por Robert Richardson.