quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

A Ilha da Garganta Cortada


A ILHA DA GARGANTA CORTADA




Estrelado por Geena Davis (Os Fantasmas se Divertem), Matthew Modine (Asas da Liberdade), Frank Langella (Superman- O Retorno), Stan Shaw (Daylight) e Christopher Masterson (série Malcolm)
Dirigido por Renny Harlin
Ano: 1995


Em uma época que os filmes sobre piratas estavam fora de moda surgiu essa produção que ousou trazer uma mulher como protagonista. O resultado final não poderia ter sido pior, o filme é considerado o maior fracasso da história do cinema, custou 98 milhões de dólares e sua arrecadação mundial foi de pouco mais de 10 milhões, um prejuízo monstruoso ainda mais se os valores forem corrigidos. A Ilha da Gargante Cortada ainda conseguiu o feito de falir um estúdio, a famosa produtora Carolco responsável por filmes como a trilogia Rambo, O Vingador do Futuro, Instinto Selvagem e O Exterminador do Futuro 2- O Julgamento Final. O mais incrível é que assistindo a produção você vai notar que não é um filme ruim e sim uma divertida aventura em alto mar, realmente uma injustiça o filme ter ido tão mal





A história começa na Jamaica em 1668 onde a pirata Morgan Adams está se divertindo, ela é procurada por seus colegas Glasspoole e Bowen pois seu pai a está procurando. Quando ela chega, seu pai Black Harry foi capturado pelo cruel pirata Dawg Browm, seu próprio irmão que está em busca de um cobiçado mapa do tesouro. Morgan consegue resgatar o pai mas ele não sobrevive só que antes Harry revela onde está o mapa.




A seguir conhecemos o governador da Jamaica Ainslee e seu braço direito, o tenente Trotter. O galanteador médico William Shaw é outro membro da corte mas Trotter desconfia de seu comportamento descobrindo que ele é na verdade um ladrão que acaba sendo preso para ser vendido como escravo.




Com a morte de Black Harry é sua filha Morgan quem assume o comando do navio Estrela da Manhã, ela convence os homens a iniciarem uma caçada ao tesouro com o mapa retirado do escalpo de seu pai! O problema é que esse é somente uma das três partes do mapa, Dawg tem uma parte e a outra está com Mordachai.




O mapa está em latim então eles vão até Port Royal na Jamaica procurar alguém para traduzir e lá descobrem que um prisioneiro que será vendido como escravo fala latim, esse homem é Shaw. No leilão pelo prisioneiro Morgan é descoberta, os guardas iniciam uma grande caçada a pirata que consegue fugir praticamente destruindo a cidade e levando Shaw consigo.




Shaw consegue ler o que está no mapa enquanto isso o escritor de história de piratas John Reed, que está viajando com Morgan, é ameaçado pelo governador Ainslee e se ele não entregar Morgan será enforcado. Para conseguir o segundo pedaço do mapa Morgan e sua tripulação vão até o Porto de Spittlefield onde Mordachai vive, ela consegue convencê-lo a se unirem nessa busca mas Dawg aparece bem na hora.




Dawg e seus homens conseguem capturar todos, ele ameaça Morgan para conseguir o mapa mas essa mulher não é de se entregar facilmente, ela inicia uma grande luta que termina com a morte de Mordachai e com Morgan tomando um tiro na barriga. Shaw consegue o segundo pedaço do mapa mas esconde essa informação.




Morgan descobre onde fica a Ilha da Garganta Cortada pouco antes de desmaiar devido a seu ferimento. Shaw consegue retirar a bala e os dois se beijam mesmo assim ele nega que está com um pedaço do mapa. A noite Shaw entra escondido na cabine dela e junta as duas partes do mapa descobrindo novas informações mas ele é pego por Morgan que manda prendê-lo.




Uma grande tempestade atinge o navio, Morgan quer continuar mas os homens querem voltar e um grupo organiza um motim. Comandados por Tom Scully eles tomam o Estrela da Manhã e mandam Morgan e os seus fiéis homens ao mar em um escaler, já Shaw consegue fugir e se atira ao mar. 




O pequeno bote vira mas a maioria sobrevive incluindo Morgan, Glasspoole, Bowen e o imediato Blair. Eles conseguem chegar até a ilha e com os dois pedaços do mapa podem iniciar a caça ao tesouro. Scully sobreviveu a tempestade e se aliou a Dawg e eles também chegam a ilha.




Durante a noite o mapa de Dawg é roubado, foi Shaw que sobreviveu a queda no mar e também está em busca do tesouro. Ele consegue fugir do pirata mas é pego pela areia movediça, sua sorte é ser encontrado por Morgan. Com as três partes do mapa ele podem ter sucesso nas buscas, eles seguem as indicações e vão parar em um penhasco.




Eles descobrem uma caverna no penhasco, Morgan e Shaw descem até lá onde descobrem o fabuloso tesouro, uma verdadeira fortuna em ouro. Quando vão carregar o ouro eles são surpreendidos por Dawg, o cruel pirata seguiu os rastros e os encontrou. Para salvar suas vidas, Morgan e Shaw se atiram no mar enquanto Dawg fica com o tesouro.




Shaw acorda na enseada sendo encontrado por John Reed, o escritor leva Shaw até a praia onde ele tem uma surpresa, Dawg e Ainslee se uniram, eles vão dividir o tesouro e em troca Dawg será perdoado de seus crimes. O tesouro vai para o navio de Doug, o Ceifador bem como o prisioneiro Shaw enquanto os soldados vão para o navio Estrela da Manhã.




Morgan ainda está viva, ela consegue entrar no Estrela da Manhã e libertar seus homens. Eles retomam o navio e jogam Scully e os outros traidores no mar e agora Morgan planeja atacar o outro navio para vingar a morte do pai e recuperar o tesouro mas Dawg é esperto, ele descobre seu plano e se prepara para o duelo, uma grande batalha final entre os dois navios, são dezenas de homens em uma luta sangrenta, quem irá vencer?




Uma divertida aventura com cenários exuberantes, uma esmerada recriação tanto dos navios quanto das cidades, os figurinos são bons e as grandiosas cenas de batalha são empolgantes. O elenco é um ponto fraco, Geena Davis é uma excelente atriz para comédias e romances mas não se sai muito bem como heroína de ação, Matthew Modine não tem carisma para o papel do herói tanto que fica em segundo plano até na batalha final, quem se salva é Frank Langella como o vilão, pena que ele tem pouco tempo em cena. 




Uma curiosidade é que o papel principal era pra ter sido feito por Michael Douglas que se desentendeu com os produtores pouco antes do inicio das filmagens e caiu fora, o ator deu sorte já que a carreira de todos os envolvidos nessa produção foi ladeira abaixo depois desse fracasso. O filme se tornou um clássico da Sessão de Sábado e depois da Sessão da Tarde, me lembro de ter assistido quando o filme estreou na Globo na Tela Quente, difícil imaginar hoje que tinha uma época em que tínhamos que esperar o filme estrear na tv aberta para assistir pela primeira vez. Esse filme é a prova que um filme que fracassa nas bilheterias nem sempre é ruim, assista e divirta-se com essa caça ao tesouro.




Leia também filmes de aventura:

Projeto Dinossauro

A Marca do Zorro

Hércules




2 comentários:

  1. Uma injustiça, eu assisti esse filme a muito tempo atrás e gostei muito dele, merecia mais crédito

    ResponderExcluir
  2. Assisti no lançamento e é um dos melhores filmes de piratas que ja vi. E Geena Davis ta maravilhosa nele. Acredito que o fracasso foi por modismo mesmo. É o mesmo que lançassem um western hoje. Nao iria colar. E

    ResponderExcluir