sábado, 25 de fevereiro de 2017

O Mestre da Guilhotina Voadora


O MESTRE DA GUILHOTINA VOADORA




Dirigido por Jimmy Wang Yu
Ano: 1976


Um grande clássico das artes marciais, esse filme é a continuação de O Boxeador de Um Braço de 1971. O diretor e roteirista Jimmy Wang Yu repete o papel do lutador de um só braço que aqui é caçado pelo mestre dos dois lutadores que ele matou no primeiro filme. O filme apresenta ótimas cenas de lutas com seu grande elenco de lutadores das mais diferentes modalidades.





O cego Fun Sheng é o último mestre da Guilhotina Voadora, o mais mortal estilo de lutas marciais conhecido. Ele recebe uma mensagem informando que seus dois discípulos foram mortos por um poderoso lutador conhecido como Homem de Um Braço Só, ele decide vingar a morte de seus alunos e parte em busca desse homem com sua temível arma capaz de decapitar pessoas.




Liu Ti Lung, o homem de um braço só é o mestre de uma academia de artes marciais onde ensina suas técnicas inclusive a chamada técnica do voo através da qual o lutador consegue andar pelas paredes e até pelo teto. 




O mestre Wu Chang decide organizar um torneio de artes marciais e os principais lutadores da China e da região irão participar incluindo sua filha Garra de Águia e o cruel Nai Men já Ti Lung prefere ficar somente como espectador. Fu Sheng chega a cidade e mata um homem sem braço demostrando o poder de sua arma mas é o homem errado, mesmo assim ele não demostra nenhum remorso.




O torneio de artes marciais começa, são 18 participantes em lutas mortais e sem regras, cada um pode usar as armas que quiser e até mesmo lutar sujo. A primeira luta é com bastões, a segunda é com espadas e tem o famoso lutador Vence Sem Faca Yakuma que derrota facilmente o oponente.




A terceira luta é com as mãos limpas sendo a mais brutal do torneio, a quarta luta também é sem armas e com lutadores de pesos diferentes sendo resolvida em um golpe surpreendente e ultra violento. A quinta luta é a pior de todas, Garra de Águia derrota seu adversário apenas arranhando ele, totalmente fora do contexto do filme.




A sexta luta é disputada sobre uma formação de bambus e espadas afiadas, o lutador que cair será perfurado pelas armas. A sétima luta tem um mestre de yoga indiano que consegue esticar os braços, um lutador realmente surpreendente. A oitava luta é a de Nai Men que não se incomoda em lutar sujo pra derrotar seu oponente.




A última luta envolve um lutador que também tem somente um braço, ele vence mas acaba sendo morto por Fun Sheng que está matando todos os homens de um braço até achar o mestre Lung. Wu Chang desafia Fun Sheng e acaba sendo morto por esse cruel assassino.




Nai Men se une a Fun Sheng e os dois vão desafiar o mestre Lung que é ferido e tem que fugir para salvar sua vida e a de seus alunos. Lung é um lutador lendário então ele é desafiado pelo lutador indiano que acaba sendo derrotado pelo mestre.




Lung bola um plano para derrotar Fu Sheng mas primeiro ele terá que derrotar Nai Men e também Yakuma, na verdade ele luta com quase todo mundo do filme. Fun Sheng finalmente encontra Lung e agora os dois mestres terão uma luta mortal onde os irão demostrar suas habilidades, quem irá vencer?




Uma sucessão de incríveis cenas de lutas, temos ótimos lutadores cada um representando um estilo de luta e usando as mais variadas armas, o roteiro consegue introduzir muito bem os personagens fazendo com que as batalhas fiquem ainda mais empolgantes. A única coisa que me incomodou foi o torneio que os lutadores disputam, após uma primeira fase empolgante ele é esquecido no resto do filme, claro que a aparição do vilão Fu Sheng altera os planos mas seria legal saber quem iria vencer essa disputa. Excelente filme de artes marciais, não deixe de assistir.




Leia também:

50 Filmes Sobre Futebol




Nenhum comentário:

Postar um comentário