sábado, 4 de março de 2017

O Navio Assassino


O NAVIO ASSASSINO




Estrelado por George Kennedy (Corra Que a Polícia Vem Aí), Richard Creena (Rambo) e Nick Mancuso (série Contrato de Risco)
Dirigido por Alvin Rakoff
Ano: 1980


Filme B interessante, a produção é uma mistura de O Destino do Poseidon com Navio Fantasma mas com um orçamento reduzido tanto que, para economizar os custos eles nem apresentam o navio afundando, depois do acidente já corta pros sobreviventes em um bote o que é frustrante. O cartaz é bem legal tanto que foi praticamente copiado na superprodução O Navio Fantasma de 2002 que aliás usa várias ideias apresentada aqui só que com muito mais dinheiro.






Um cruzeiro de luxo está navegando pelas águas do Caribe, o navio é comandado pelo autoritário capitão Ashland que está em sua última viagem, ele foi forçado a se aposentar devido a sua falta de tato para lidar tanto com os passageiros quanto com a tripulação, o novo capitão será seu imediato Trevor Marshall.




A viagem é alegre e conhecemos os personagens principais, temos a família de Marshal, sua esposa Margaret e os dois filhos pequenos Robin e Ben, o oficial Nick e sua namorada Lori, o comediante Jackie e a idosa sra Morgan. Um navio abandonado também está cruzando o mar por perto e ele aparentemente tem alguma influência sobre o navio de cruzeiro que bate em alguma coisa que o radar não conseguiu captar e começa a encher de água.




A seguir temos um corte onde os sobreviventes aparecem em bote, são oito no total, eles ainda resgatam o capitão Ashland com vida. O bote fica a deriva até que eles encontram um navio, eles estão salvos. Apesar dos gritos de socorro ninguém do navio responde mesmo assim aparece uma escada pra eles subirem a bordo. Os sobreviventes sobem no navio, eles tem que carregar o capitão que está muito mal e eles quase se afogam nessa travessia.




O navio aparenta ter vontade própria, mesmo sem ninguém a bordo ele continua funcionando e prende Jackie pelo pé e o deixa pendurado de ponta cabeça, apesar de todos tentarem salvá-lo, Jackie acaba sendo jogado no mar e morre afogado. Marshal comanda os sobreviventes em uma busca pelo navio onde eles encontram roupas secas e um lugar pra descansar.




Nick é acertado por trás por uma das peças do navio e fica desmaiado enquanto Ashland começa a ter visões do navio. Marshal e Nick descobrem que o navio está sem nenhum combustível mesmo assim continua funcionando, isso é muito estranho então eles decidem sair de lá e vão procurar os botes. Os outros sobreviventes encontram uma sala de cinema e vão assistir um filme.




Quando as luzes são acessas na sala de cinema eles descobrem que a sra. Morgan está com uma aparência horrível, seu rosto está cheio de feridas, ela pegou alguma infecção. A sra Morgan volta correndo para o quarto onde é assassinada por Ashland que diz a todos que ela morreu de forma natural.




Os botes caem do navio, eles não tem mais como fugir. Ashland veste o uniforme do capitão do navio e começa a se comportar de forma estranha, Lori vai tomar um banho e acaba a presa em um box cheio de sangue em uma cena surpreendente. Nick vai pedir ajuda mas quando chegam eles encontram Ashland levando seu corpo e a joga no mar, o capitão está fora de controle.




Marshal e Nick descobrem que esse era um navio nazista que se perdeu no mar há muitos anos, eles o usavam para torturar prisioneiros de guerra e encontram vários esqueletos presos em uma sala. Nick é surpreendido pelo capitão Ashland e ele acaba morrendo afogado. 




Marshal e sua família agora estão sozinhos, eles descobrem vários corpos no frigorífico onde também encontram um bote plástico e para fugir do navio eles terão que enfrentar o ensandecido capitão Ashland e as artimanhas do navio assassino.




Um filme com ideias interessantes, os personagens são bons mas acabam não sendo bem desenvolvidos, o  naufrágio não poderia ser cortado afinal não ficamos sabendo como ou porque os personagens do bote sobreviveram e, o principal, a parte no navio fantasma é decepcionante. O navio tem vários mistérios e ocorrem diversas mortes mas em nenhum momento eles são explicados ou explorados. Poderia ser um grande filme mas no final é apenas uma produção mediana.




Leia também:

Titanic (1953)




2 comentários:

  1. Olá:

    Mais alguém que curte o 'clássico'.
    Lembro quando passava na televisão e até na TV A CABO (neste algumas cenas cortadas).
    Imagino como seria no CINEMA.
    E muitas falhas neste: nos 52 minutos, visivelmente o câmera gravando. No início, antes da colisão: se vê a sombra de uma outra câmera. No site AMAZON.IMDB.COM, mostra mais: teias de aranha num navio vagando há décadas. E uma história confusa... creio que se o capitão não fosse possuído, saberia do navio e até evitaria a trama.
    Parece que em versões de outros países, as cenas fortes foram cortadas.
    Sonho as vezes com tal.
    Muitos artista que atuaram já se foram. Alguns ingleses: VICTORIA BURGOYNE, DAPHNE KATHERINE REID (KATE REID). As crianças pareciam ser americanas e parece que nem atuam mais. E me questiono se assistiram à produção após atuarem. Pois o filme era pesado. Já o que fez JACKIE parece que nasceu num campo de concentração. Ainda atua. Acho que era judeu.
    E parecido com GHOST SHIP (2002). Assisti no cinema. Confesso que não gostei do fim.
    Arte muito relativo até.

    Tchau,
    Rodrigo

    confiragem@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. ...algum retorno poderia ter. Bloke.

    ResponderExcluir