terça-feira, 4 de abril de 2017

O Carrasco de Pedra


O CARRASCO DE PEDRA




Estrelado por Roddy McDowall (A Hora do Espanto)
Dirigido por Herbert J. Leder
Ano: 1967


Um clássico do cinema de horror inglês dos anos 60, o filme tem o clima das produções da época que são ingênuas e imaginativas. Nesse filme é apresentada a história do lendário Golem, um ser artificial mítico do judaísmo que é trazido a vida através de um encantamento e obedece as ordens do mestre que o despertou, claro que em um filme de terror algo vai dar errado.






O filme começa com um depósito incendiado, esse local pertence ao Museu de Londres então o curador do museu Harold Grove e seu assistente Arthur Pimm vão ao local para ver se sobrou algo e encontram uma estátua de pedra que incrivelmente está intacta, Grove examina a estátua e quando Pimm sai para buscar uma lanterna ele só escuta um grito do curador que morre de forma misteriosa e ele jura que os braços da estátua mudaram de posição.




Arthur volta pra casa e conta as novidades do dia para sua mãe que não responde nada isso porque ela está morta, tal qual em Psicose, a sra. Pimm é só um esqueleto que o filho mantém em casa, esse cara não bate bem.




Pimm acha que vai ser promovido mas o museu prefere contratar uma pessoa mais experiente para o cargo de curador, o professor Weal. A estátua de pedra é levada para o museu onde ela cai sobre o eletricista que zombou dela e o mata. A policia vai investigar mais essa estranha morte com o experiente inspetor White que acha que duas mortes seguidas são mais do que coincidência.




As mortes ganham as manchetes dos jornais sensacionalistas que só falam da Estátua Assassina. Pimm é apaixonado por Ellen Grove, filha do seu falecido chefe que trabalha como secretária do museu mas ela não liga pra Pimm. O museu quer se livrar da estátua e um especialista vem de Nova York para avaliá-la, Jim Perkins




Perkins descobre uma inscrição em hebraico na estátua, ela pode ser um lendário Golem, um ser criado a partir do barro e que obedece todas as ordens de quem o comanda com um pergaminho, só existem três dessas no mundo e Pimm vê nisso a chance de conseguir poder enquanto Jim sai com Ellen.




Pimm procura um rabino que fala do perigo que é acordar o Golem mas ele não dá ouvidos e vai procurar o pergaminho. Pimm encontra o artefato e consegue acordar o Golem quando é surpreendido pelo professor Weal, Pimm fica acuado e manda a estátua matar o professor e ele tem seu desejo atendido.




Agora que tem todo esse poder sobre seu controle Pimm está muito mais confiante, ele fala pra Ellen que pode fazer tudo inclusive derrubar uma ponte e ela acha que ele está delirando. Durante a noite Pimm tira o Golem do museu e o leva a ponte, a estátua de pedra consegue facilmente derrubá-la o que gera várias mortes.




Ellen acha uma grande coincidência acontecer exatamente o que Pimm falou até que ele liga para falar sobre o caso, ela fica com medo e pede para que Perkins vá falar com ele. Perkins conta a Pimm que se o Golem for usado para o mal ele irá se voltar contra seu criador o que o deixa com medo então Pimm tenta se livrar da estátua mas nada dá certo, ela sempre volta para o museu.




O comportamento de Pimm é cada vez mais estranho e ele é internado num hospital psiquiátrico mas o Golem vai até lá e o liberta então o filme sofre um corte abrupto onde vários acontecimentos ficam de fora, só sabemos que Pimm está cada vez mais enlouquecido, ele roubou o corpo da mãe do necrotério e sequestrou Ellen, ele as leva até uma casa isolada onde Pimm irá liberar toda sua insanidade protegido pelo Golem enquanto a policia tenta entrar para salvar a moça inocente.




Um filme interessante que envelheceu bem, as atuações contidas combinam com o clima da história porém o roteiro acaba forçando a barra sobre o Golem, ele sai pela cidade e ninguém nota uma estátua de pedra gigante se movendo sozinha e derrubando uma ponte? Fora a parte claramente mal editada no final, achei que era um corte na cópia que assisti mas a metragem é a mesma dos sites de cinema, 96 minutos, então foi erro dos produtores que acharam o filme muito longo e picotaram no fim. Ainda assim é uma produção interessante para quem gosta dos filmes clássicos.




Leia também filmes ingleses:

Cães de Caça

Ataque ao Prédio

Hooligans




2 comentários:

  1. Bom filme, costumava ser exibido nas madrugadas dos anos 70 e 80.

    ResponderExcluir
  2. Procuro filme da parte2 do gordas o carrasco de pedra digo gordam

    ResponderExcluir