FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA)

0comentário
FOTO – DIVULGAÇÃO: A sede da APAE de São Luís foi palco da aula de encerramento do curso e certificação de profissionais de saúde e educação na metodologia ABA / Análise do Comportamento Aplicada, para o atendimento de pessoas com deficiência

A APAE de São Luís celebra a conclusão da formação de 33 profissionais das áreas de Saúde e Educação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Esta capacitação é resultado do projeto “Inclusão Social da Pessoa com Deficiência através da Terapia ABA”, desenvolvido em parceria com a SEMCAS, CMDCA e Prefeitura de São Luís.

A cerimônia de certificação aconteceu na sede da APAE de APAE de São Luís, com uma aula final intitulada “Análise do Comportamento Aplicada a Processos de Inclusão Social e Escolar”.

O principal objetivo do projeto foi capacitar equipes de reabilitação e educação para o atendimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio da Metodologia ABA. A formação, conduzida pelo renomado Instituto Evoluir, assegurou uma capacitação completa e de alto nível em ABA, ciência fundamental para o atendimento de pessoas com TEA e outras neurodiversidades.

Emanuele Costa, Gestora dos Serviços de Saúde da APAE de São Luís, ressalta a relevância desta formação: “Investimos quase dois anos na capacitação destes profissionais, representando um avanço significativo para o atendimento especializado em nossa comunidade. Agradeço imensamente às parcerias com a SEMCAS, CMDCA e Prefeitura de São Luís, que foram essenciais para o sucesso deste projeto” enfatizou ela.

Este projeto reflete o compromisso contínuo da APAE de São Luís e de seus parceiros com a promoção da inclusão social e educacional de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Ao proporcionar a formação de profissionais altamente capacitados, a APAE e seus parceiros reforçam a missão de atuar de forma eficiente e humanizada junto a esta população tão especial.

sem comentário »

Da brincadeira ao futuro profissional: Equatorial inspira menino de 8 anos que ama eletricidade

0comentário

Luiz Gustavo conheceu os bastidores da complexa operação de distribuição de energia elétrica após ter escolhido a distribuidora de energia como tema da sua festa de aniversário

Equipe da Equatorial Maranhão recebe o menino Luiz Gustavo Viana Campos

Luiz Gustavo Viana Campos nasceu com uma cardiopatia e implantou um marcapasso no coração ainda bebê, para corrigir essa questão. Por conta disso, vive com algumas limitações como, por exemplo, não ter contato com campos magnéticos, fazer grandes esforços físicos, entre outras questões monitoradas de perto pelos pais Stefane e Luiz Eduardo Campos. Mas, mesmo com essa condição, ele ama eletricidade e as redes elétricas, faz desse tema suas brincadeiras diárias, respeitando as regras de segurança e sabe que, com eletricidade de verdade, não se chega perto nem brincando.

Cercado pelo amor da família, os pais e uma irmã de 13 anos, além da avó, tia e madrinha, Luiz Gustavo foi crescendo e revelando ser dotado de uma inteligência nata, além de interesses diferentes dos demais meninos de sua idade.

“Aos seis anos de idade ele começou se interessar pelo espaço e tudo relacionado à pesquisa espacial e à NASA, a agência espacial americana. Fazia pesquisas, ficava observando o céu e dizia que ia estudar para se astronauta. Mas logo passou a desenvolver uma curiosidade sobre a energia elétrica, postes e torres. Ele é também um exímio desenhista e passa horas criando projetos de redes elétricas em seus cadernos escolares” conta a mãe Stefane Campos.

Mas suas invenções não ficam apenas no papel. Ganham vida no quintal de casa ou no quarto, onde o menino cria verdadeiras obras de engenharia montando seus próprios postes e redes de energia, mas claro, sem ter nenhum contato com a energia elétrica de verdade. E tudo é fruto de suas próprias pesquisas, já que na família não tem nenhum eletricista ou engenheiro influenciando a criança diretamente.

Festa de aniversário do garoto teve como tema a Equatorial Maranhão

“Enquanto meninos da idade dele pedem bola ou carrinho para brincar, ele nos pede fios, luvas, alicates e EPIs para construir seus inventos. Como pais, tentamos respeitar essas vontades e estimular a criatividade dele, mas estabelecendo limites de segurança que ele respeita muito bem. Sabe que é perigoso ter contato com a energia elétrica e nunca chega perto de uma tomada real, postes ou fios. Cada dia que passa ele sege mais interessado no tema e já disse que, quando crescer, quer ser engenheiro eletricista”, lembra a mãe do menino.

A família precisou trocar São Luís por Timon há seis meses por conta do pai que foi transferido no emprego. Na casa da avó, em São Luís, ficou boa parte do acervo de “brinquedos” do menino que cursa o segundo ano do ensino fundamental e se destaca com excelentes notas e uma inteligência acima da média. Nas horas vagas, seu hobby é construir seus inventos como redes elétricas. E já pediu para os pais buscarem seus “equipamentos” na casa da avó.

Luiz Gustavo completou oito anos agora e a família queria estar junta nessa data. Então os pais e a irmã vieram com ele de Timon para festejar o aniversário do garoto na casa da avó. A temática do bolo e de toda a festa não poderia ser outra: A “Equatorial Energia do Gustavo”, com direito a bolo, doces e muitos EPIs, fios e postes na decoração, além do aniversariante vestindo uma farda de mini eletricista. Detalhe: Na viagem de carro de Timon a São Luís o menino foi mostrando conhecimento, mostrando aos pais o que era uma rede de alta tensão ao passar pelo Campo de Perizes.

O pai de Gustavo, Luis Eduardo Campos, faz questão de lembrar que a energia ajudou a salvar a vida do garoto, com o implante do marca-passo no coração:

Luiz Gustavo Viana Campos conheceu o ambiente operacional da Equatorial Maranhão

“A energia também salvou a vida do meu filho e hoje tudo pra ele é energia. Não se cansa de brincar como um eletricista e fico muito feliz ao ver meu filho crescendo saudável e tão inteligente”, revelou o pai emocionado.

Como a festa temática de aniversário de Gustavo foi filmada e acabou viralizando numa postagem em uma rede social, o garoto foi convidado para uma visita na sede da Equatorial Maranhão em São Luís. Na empresa, ele e seus familiares conheceram bem de perto todos os bastidores dessa complexa operação que é a distribuição de energia elétrica, ao visitar o Centro de Operações Integradas.

Ele também recebeu orientações de segurança dos profissionais da Equatorial. O menino ganhou da empresa um bolo de aniversário, presentes e conheceu o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio. “Essa visita foi na verdade uma homenagem pra gente. Ficamos felizes em receber o Gustavo na Equatorial e orgulhosos em ver a valorização dessas profissões belíssimas e importantes de eletricista e engenheiro. Que ele estude muito para no futuro ser um profissional competente e, quem sabe, vir trabalhar na Equatorial”, declarou o Presidente.

Mais que uma visita, essa foi uma experiência marcante e inesquecível para esse garotinho que tem sonhos grandes para o futuro, além de energia de sobra para seguir projetando seus inventos e se divertindo com isso, sempre é claro, mantendo a devida distância da eletricidade de verdade.

Das brincadeiras em casa imitando a função de eletricista ao aniversário temático com a família, o menino Luiz Gustavo Campos foi homenageado com uma visita à central de operações da Equatorial Maranhão, onde ganhou aula sobre segurança e energia, além de bolo, presentes e parabéns

Segundo apontam psicólogos infantis, é muito importante que os pais deixem a criança experimentar diversos gostos e curiosidades até chegar à escolha de uma profissão. Esse é sempre um processo complexo, e deixar a criança livre para testar experiências, ainda que somente de brincadeira, ajuda de forma leve e lúdica a despertar e desenvolver várias habilidades importantes. Como no caso do Luiz Gustavo que já possui bom senso de observação, foco e concentração para pesquisa, excelente motricidade e talento para o desenho.

Quando as crianças são estimuladas e não criticadas em seus projetos, acabam ganhando mais auto–confiança para seguirem seus sonhos. É do sonho que nasce a inovação. E no que depender dessa visita à sede da Equatorial Maranhão, o menino teve muitos estímulos para seguir a carreira de técnico, eletricista ou engenheiro eletricista no futuro.

E, mesmo pequeno, Gustavo já conhece em detalhes o que muitos clientes nem imaginam estar por trás do ato de apertar um botão e acender a luz: O complexo serviço técnico que envolve diversas etapas e profissionais. Uma jornada fascinante que une tecnologia, inovação constante e muita dedicação de um imenso time de profissionais, como eletricistas e engenheiros, entre outros, que se dedicam diariamente a iluminar e facilitar as vidas dos milhares de clientes espalhados em todo o Maranhão.

sem comentário »

Loja da Oculum chama atenção pela elegância e diversidade de marcas e estilos

0comentário
Loja da Oculum no São Luís Shopping se destaca pela elegância e diversidade de modelos

São Luís – Quem frequenta o São Luís Shopping (Jaracati) já percebeu que tem novidade no ramo de ótica. É a rede Oculum, que chama atenção pela elegância, diversidade de marcas e estilo, com uma vitrine recheada de modelos e tendências. Além disso, a loja dispõe de consultoras que ajudam na escolha dos óculos que mais combinam com formatos de rosto, cor da pele e estilo.

Cores como azul Tiffany, vermelho, verde-limão e rosa-choque podem ser encontradas em modelos de grifes como D&G, Gucci e Balenciaga, por exemplo, garantindo um toque de modernidade e ousadia ao visual, além de modelos em caramelo e tartaruga, que são clássicos, mas ao mesmo tempo modernos.

Modelo exibe lindo modelo disponível na Oculum

Para quem prefere algo mais sutil, tons pastel como lavanda e menta são cores presentes nas coleções de grifes como Prada e Miu Miu, dando um toque delicado e sofisticado ao visual.

A Channel trouxe de volta os óculos oversized, ideais para quem deseja um look dramático e marcante. Já a Ray-Ban aposta nos modelos clássicos aviador, mas com uma releitura moderna, incorporando lentes espelhadas e detalhes metálicos.

Para os amantes do vintage, a Persol revigorou os formatos redondos, remetendo aos anos 60, com um toque moderno em acetato transparente.

Grifes estão presentes nas prateleiras da loja

Dicas de visagismo óptico

Rosto redondo: para alongar e afinar, opte por óculos retangulares ou quadrados e de linhas retas, que equilibram a suavidade do rosto.

Rosto oval: é o formato mais versátil, permitindo experimentar diferentes estilos. Óculos aviador ou modelos oversized são ótimas opções que complementam as feições naturalmente equilibradas.

Quadrado: para suavizar os ângulos marcantes, escolha óculos com armações arredondadas ou ovaladas.

Rosto coração: equilibre a largura da testa com a delicadeza do queixo através de armações mais amplas na parte inferior. Óculos gatinho ou modelos aviador com lente oversize são perfeitos para este tipo de rosto.

sem comentário »

TSE aprova súmula sobre fraude à cota de gênero

0comentário

Para orientar partidos políticos, federações, candidatas, candidatos e julgamentos da própria Justiça Eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão administrativa desta quinta-feira (16/5/2024), uma súmula sobre fraude à cota de gênero (Súmula 73).

O objetivo da medida é que haja um padrão a ser adotado pela Justiça Eleitoral para as Eleições Municipais 2024 quanto ao tema, já que o TSE tem jurisprudência consolidada sobre o assunto.

A Súmula 73 do Tribunal apresenta o seguinte enunciado:

A fraude à cota de gênero, consistente no que diz respeito ao percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas, nos termos do art. 10, § 3º, da Lei 9.504/1997, configura-se com a presença de um ou alguns dos seguintes elementos, quando os fatos e as circunstâncias do caso concreto assim permitirem concluir:

  • votação zerada ou inexpressiva;
  • prestação de contas zerada, padronizada ou ausência de movimentação financeira relevante;
  • ausência de atos efetivos de campanha, divulgação ou promoção da candidatura de terceiros.

O reconhecimento do ilícito acarretará as seguintes sanções:

  • cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da legenda e dos diplomas dos candidatos a ele vinculados, independentemente de prova de participação, ciência ou anuência deles;
  • inelegibilidade daqueles que praticaram ou anuíram com a conduta, nas hipóteses de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE);
  • nulidade dos votos obtidos pelo partido, com a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário (artigo 222 do Código Eleitoral), inclusive para fins de aplicação do artigo 224 do Código Eleitoral, se for o caso.
sem comentário »

Quem pede recebe, quem se desloca tem preferência. Quem viver verá!

0comentário

Já faz algum tempo que venho sendo cobrado por alguns amigos para que eu faça uma análise sobre as eleições municipais que se aproximam. Mais que isso. O jornalista Linhares Junior me desafiou a fazer uma análise que contemplasse também uma perspectiva que ligasse a eleição municipal de 2024 e a eleição estadual de 2026, principalmente no que diz respeito a São Luís.

Mesmo sendo difícil para mim, uma vez que essa tarefa carece de bastante explicação devido ao grande número de nuances e detalhes, tentarei fazer o que me pedem da maneira mais suscinta possível.

Nosso atual calendário eleitoral faz com que a eleição municipal anteceda em dois anos a eleição estadual, o que obriga os pretensos candidatos ao Governo, ao Senado, a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa, por motivos óbvios, participarem ativamente dela. Assim sendo as disputas municipais dividirão desde agora os contendores que ambicionam mandatos daqui dois anos.

Esse é apenas um dos motivos pelos quais venho dizendo já há bastante tempo, pelo menos 20 anos, que precisamos de uma reforma política e eleitoral que acabe com deformações como essa, que transforma o pleito em uma gincana financeira bienal, e em última análise distorce e subverte o destino das escolhas eleitorais naturais do povo brasileiro, e promove gastos absurdos com eleições realizadas de dois em dois anos.

Precisamos de eleições gerais e unificadas com intervalos de cinco ou seis anos, sem reeleição para presidente, governadores e prefeitos e com diminuição de mandatos dos senadores para cinco ou seis anos e aumento dos mandatos de deputados federais, estaduais e vereadores pelo mesmo período.

Mas vamos ao que realmente me foi pedido.

No que diz respeito a eleição deste ano em São Luís, só consigo enxergar dois postulantes com reais chances de chegar ao segundo turno. Se é que haverá um. O atual prefeito, Eduardo Braide e o deputado Duarte Junior.

Em minha opinião, Braide tem muito mais chance de vitória que Duarte, que terá que enfrentar uma hercúlia batalha no sentido de arregimentar forças oriundas de um grupo fragmentado, com sérias e graves defecções de ordem não só ideológica, mas principalmente de foro íntimo e pessoal, causada pela desagregação do grupo que outrora fora comandado pelo ex-governador Flávio Dino e que hoje é comandado pelo governador Carlos Brandão. Quem não aceitar essa realidade que se engane por sua conta e risco.

O dilema de Brandão é ajudar a eleger um prefeito que ele sabe que assim que puder irá virar as costas para ele, ou um que já está de costas para ele, mas com quem poderia estar de braços dados, se ambos não fossem tão teimosos, cabeças duras e pouco afeitos ao bom e velho diálogo político.

A união de Brandão e Braide só traria benefícios para ambos, e fico pasmo dos dois não verem isso, ou se veem, não agirem para que isso aconteça.

Imaginem se Brandão apoiasse Braide e indicasse seu candidato a vice. A eleição de Braide, que é bem plausível, seria garantida em primeiro turno e sem muito trabalho, força ou gasto. Alguém diria que isso causaria uma ruptura, mas será que alguém duvida do fato dessa ruptura já existir?

Imaginem se em 2026, Braide fosse o candidato de Brandão ao governo, e ele, renunciando a disputa de uma cadeira no senado, indicasse o vice na chapa encabeçada por Braide, e ainda por cima tendo boa chance de eleger dois senadores e grandes bancadas federal e estadual!…

Ao abrir mão da disputa pelo senado, Brandão poderia fazer o seu sucessor e indicar o vice dele, teria o prefeito de São Luís, poderia eleger dois senadores e alguns deputados federais e estaduais.

Mas não é esse o cenário que eu acredito que se consubstanciará. Digo isso porque conheço muito bem os temperamentos dos envolvidos nesse intrincado panorama. Além do que, como já disse, nem o governador nem o prefeito são afeitos a ouvir, principalmente o prefeito. Por serem pessoas muito moderadas e bastante cautelosas, não são capazes de realizar atos dessa contundência e magnitude.

O que vai acontecer!?…

Brandão vai apoiar Duarte, mas mesmo assim Braide vai ganhar a eleição. Muitos prefeitos serão eleitos com apoio do governador, mas não tantos quantos ele imagina.

Em 2026 Felipe Camarão será eleito governador sem muita dificuldade, pois ele não deverá ter adversário a sua altura, além de contar com o apoio não só de Dino, mas também de Brandão, do Grupo Sarney e de diversos outros subgrupos políticos. Três candidatos disputarão as duas vagas ao senado, Brandão, Weverton e Fufuca, e nessa disputa ninguém é capaz de dizer quem sairá vitorioso. 

Nessas horas me lembro de dois velhos filósofos, Neném Prancha e Lister Caldas, que sabiamente diziam: “Quem pede recebe, quem se desloca tem preferência”, e “Quem viver verá!”

sem comentário »
Twitter Facebook RSS