Os Escravos de Satanás (“Pengabdi Setan”)

O pessoal caprichou no título mesmo! No original a tradução literal seria “Servos de Satanás”. Imagina se “Invocação do Mal” tivesse sido feito na Indonésia. É mais ou menos assim que transcorre o filme, mas sem a presença de um casal de médiuns.

Estranhos fenômenos começam a se manifestar na casa de uma pobre família depois da morte da mãe que já estava muito doente, e todos suspeitam que agora ela pode ser uma entidade maléfica.

Feito com um baixo orçamento, a produção se concentra em efeitos de edição e câmera para nutrir o espectador de sustos e na maior parte das vezes se sai muito bem, aproximando-se do estilo do J-Terror (Terror Japonês) ou de algumas sequencias vistas nos filmes de terror americanos dos últimos anos. Por sinal, dentro dessas limitações de budget, ele apresenta uma das cenas de atropelamento mais trash de todos os tempos.

O fato de se passar na Indonésia torna a produção peculiar porque ao invés de grandes mansões assombradas, temos uma pobre casa que, apesar de ter um tamanho médio, é limitada, e, portanto, as cenas mais tensas precisam ser criativas (e a maior parte é).

Além disso, sua cultura passa longe do ceticismo ocidental e acaba trazendo várias possibilidades dentro de suas crenças. Aliás, não deixa de ser interessante quando o roteiro esclarece o que realmente está acontecendo, principalmente após o desfecho que escapa completamente dos lugares comuns, apesar de derrapar no finalzinho com uma cena desnecessária só para que se imagine uma continuação (e acabou de lançar a continuação agora em 2022!!!).

O elenco faz o que pode com os personagens meio genéricos a que foram desenhados, com a vantagem de que, como genéricos, nunca se sabe quem pode morrer. A direção entrega bons sustos, mas erra às vezes na continuidade.

Os Escravos de Satanás” é diferente é uma boa surpresa para quem está acostumado com a mesmice ocidental. Agrega menos do que se espera, mas diverte mais do que se imagina.

Curiosidades:

  • O diretor contratou 24 extras para papéis de zumbis, mas quando foi contar após as filmagens na mesa de edição, havia 25 zumbis! (Sinistro!)
  • O filme é um remake de uma produção indonésia de 1982 do mesmo nome e se passa em 1981.
  • Os realizadores passaram 3 meses para achar a casa ideal para as filmagens.
  • As filmagens duraram apenas 18 dias e foram feitas 90% em ordem cronológica.
  • O poster oficial foi feito por um fã que não tenha nenhuma arte oficial.

Ficha Técnica:

Elenco:
Tara Basro
Bront Palarae
Dimas Aditya
Endy Arfian
Nasar Annuz
M. Adhiyat
Arswendy Bening Swara
Egy Fedly
Ayu Laksmi
Elly D. Luthan

Direção:
Joko Anwar

Roteiro:
Joko Anwar
Sisworo Gautama Putra
Naryono Prayitno
Subagio S.
Imam Tantowi

Produção:
Gope T. Samtani

Fotografia:
Ical Tanjung

Trilha Sonora:
Bembi Gusti
Tony Merle
Aghi Narottama

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram