O Criado

poster filme o criado
título original: The Servant
gênero: Drama
duração: 1h 56 min
ano de lançamento: 1963
estúdio: Springbok Productions
direção: Joseph Losey
roteiro: Harold Pinter, Robin Maugham
fotografia: Douglas Slocombe
direção de arte: Richard Macdonald


Tony é um jovem rico, solteiro e afetado que contrata Barrett para ser seu criado e satisfazer todas as suas vontades. Aos poucos, o funcionário passa a dominar a vida do patrão.

O Criado é um filme que nunca havia falar antes do "1001 filmes para ver antes de morrer". Não esperava nada dele e foi uma grata surpresa.

Tenho para mim que esse filme pode ter sido uma leve inspiração para que Bong Joon Ho criasse "Parasita", há algumas similaridades nos comportamentos entre classes.

Independente disso, o mais interessante aqui é observar a velada avaliação que o roteiro faz das classes nobres britânicas. Além disso, de forma mais clara, há também uma análise das relações de classe e dos jogos de poder.



Dirk Bogarde, no papel do criado, impressiona com uma atuação impecável. Apenas no olhar e no leve sorriso ele transmite todas as suas intenções e desprezo pelo patrão.

Também vale destacar a fotografia. Usa-se muito do espelho da sala para construir jogos de cena interessantes, além disso há a escolha de ângulos inusitados para transmitir com maior intensidade a sensação de aprisionamento dos personagens, não só naquela casa elegante, como também na relação doentia que construíram.

Com certeza O Criado é um filme poderoso, incômodo e atemporal.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...