Marighella

poster filme marighella
título original: Marighella
gênero: Drama, Biografia
duração: 02h 35 min
ano de lançamento: 2019
estúdio: O2 Filmes
direção: Wagner Moura
roteiro: Wagner Moura, Felipe Braga, Mário Magalhães
fotografia: Adrian Teijido
direção de arte: Frederico Pinto


Década de 1960, ditadura no Brasil. Acompanhamos os últimos anos de vida de Marighella, um dos principais líderes guerrilheiros da resistência contra a ditadura militar.

Confesso que quando esse projeto começou a ser rodado não me chamou tanto a atenção, mas a partir do momento que o atual governo passou a tentar censurar sua estreia, fiquei curiosa em ver o que ele tinha a dizer.

Ao contrário do que parece, não vejo seu roteiro enaltecendo a luta revolucionária armada. O roteiro faz questão de mostrar os diferentes pensamentos dentro do movimento, os conflitos entre aqueles que eram a favor e os que eram contra uma revolta mais extremista e violenta. Ainda assim, todos as formas de pensamento sobre a questão são mostradas com suas razões de porquê seguirem, ou não, aquele raciocínio.

Já a parte que mostra os abusos ocorridos por parte dos militares e todos os movimentos por baixo dos panos que rolaram durante esse período da história não são novidade para quem estudou a história do Brasil.

Mesmo assim, vale destacar a atuação de Bruno Gagliasso que conseguiu sintetizar em seu personagem toda a podridão de um grupo que agia contra a população de seu país e a democracia. O ator entregou tudo e mais um pouco neste filme.

Também vale destacar as atuações de Seu Jorge, que conseguiu trazer humanidade a Marighella, uma figura tão controversa e martirizada. Também destaco Humberto Carrão, que ainda que secundário, marca sua presença em todas as cenas que participa, e Maria Marighella que faz uma ponta interpretando a própria avó.

Sobre a produção em si, Wagner Moura conseguiu conduzir o filme de maneira espetacular. Fazendo bom uso de closes, sequências dinâmicas e uma edição e montagem bem trabalhadas, ainda que em um roteiro tenso e pesado, faz com que suas mais de 2h30 passem de forma envolvente e intensa.
 
Por fim, a conclusão de Marighella não poderia ser melhor. Após uma sequência poética, no pós créditos temos a catarse que o filme estimulou em nós durante toda sua duração.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...