sábado, 30 de setembro de 2017

Mutilados


MUTILADOS




Dirigido por Christopher Smith
Ano: 2006


Produção inglesa que consegue unir violência extrema com humor negro e que funciona muito bem. Mutilados é um filme independente que foi elogiado pela crítica, o diretor Christopher Smith também comandou Plataforma do Medo (2004), Triângulo do Medo (2009) e Desvio (2017) entre outros, um diretor talentoso mas que ainda falta um grande sucesso para chegar ao primeiro escalão.






A história começa com um homem e duas garotas seminuas fugindo pela floresta, eles estão sendo caçados e são pegos em armadilhas. A cena é cortada para conhecermos os protagonistas da história, um grupo de funcionários da empresa Palisade, uma das maiores fabricantes de armas do mundo que vai passar o fim de semana em uma pousada comprada pela empresa para aprender a trabalhar em grupo.




Fazem parte da equipe o chefe de vendas Richard que é o líder do grupo mas que ninguém respeita, o puxa saco Gordon, a cínica Maggie, o rabugento Harris, o drogado Steve, o imigrante Billy e a nerd Jill. O grupo vai de ônibus até uma pousada no Leste Europeu mas uma árvore no meio da estrada força uma parada.




Como o motorista do ônibus se recusa a sair da estrada eles seguem a pé pelo meio da floresta já que Richard acredita que estão perto do destino. Eles encontram uma cabana antiga e resolvem passar a noite por lá pois todos estão cansados. Steve está tão chapado que começa a ter estranhas visões do local.




Harris explora o local e descobre que estão em um antigo hospital psiquiátrico então são contadas três histórias sobre como era o local por Harris, Jill e Steve ficando clara qual delas é a verdadeira e quais são frutos de muita imaginação. Um incidente com uma torta deixa todos apreensivos e as coisas pioram quando Jill diz ter visto um homem mascarado na sua janela.




Como Richard não tem liderança para tomar as decisões é Harris quem assume esse papel. Ele e Jill vão procurar ajuda enquanto os outros vão praticar paintball conforme o programado. Harris e Jill encontram o ônibus que os levou até lá e o corpo desfigurado do motorista, tem alguém atrás deles.




Na floresta Gordon fica preso em uma armadilha de ursos e perde a perna em uma cena forte e violenta mas que termina com uma pitada de humor negro. Harris e Jill retornam com o ônibus e eles vão deixar esse lugar maldito mas alguém joga uma armadilha na estrada o que faz o ônibus capotar, está dando tudo errado.




O líder do grupo é o primeiro a morrer de forma irônica e outro personagem importante também se dá mal. Os sobreviventes tem que carregar Gordon de volta para a cabana onde tentarão se proteger dos ataques mas essa é a casa dos assassinos então não é um bom plano. Quem se sobressai nesse momento é Maggie que consegue revidar as agressões.




Somente três personagens conseguem sair da cabana mas o pesadelo ainda não acabou, várias surpresas ainda estão reservadas para o fim dessa história que vai ficando cada vez mais insana e violenta mas sem perder a ironia.




O filme voltou as manchetes em abril de 2009 quando foi informado pela BBC que o assassinato de um garoto de 17 anos na cidade de Norfolk teria sido baseada em uma cena do filme. O jovem Simon Everitt foi raptado por três homens e levado para uma floresta onde foi amarrado em uma árvore, colocaram gasolina em seu corpo e atearam fogo. O seu corpo queimado foi enterrado em uma vala próxima onde foi encontrado pela policia. O caso foi ligado ao filme pois, além da semelhança, um dos assassinos assistiu a produção com a namorada e teria dito: "não seria perverso se você pudesse fazer isso com alguém na vida real?". O trio foi condenado pelo assassinato em maio do mesmo ano, mostrando a rapidez e eficiência da justiça britânica.




Um excelente filme que vale a pena ser conhecido por todos os fãs de horror, é violento, divertido e inteligente por conseguir ir contra todos os clichês do gênero o que vai surpreender muita gente além de ser uma contundente crítica a indústria bélica. Destaque ainda para as boas atuações de todo o elenco, em especial da dupla Danny Dyer de Olho Por Olho (2007) e Laura Harris de O Chamado do Anticristo (2000).




Leia também filmes de terror ingleses:

Cães de Caça (2002)

Ataque Ao Prédio (2011)




Nenhum comentário:

Postar um comentário