As expectativas para o novo longa da turma do Scooby nos cinemas eram altas, pelo menos para mim. Mas infelizmente o filme não tem a essência do original e se perde tentando introduzir todo o universo Hanna-Barbera de uma só vez. Mas calma que ele não é de todo ruim, o fator nostalgia contou bastante aqui.

A primeira vista o filme contaria a história dos cinco amigos na infância e de como eles se conheceram e criaram a Mistério S/A. Mas isso é apenas pincelado lá no início, e o roteiro que adaptaram não foca nisso, logo nos introduzindo a história que realmente será apresentada no longa, com a turma já adolescente reunida e resolvendo mistérios.

Mas por que isso seria decepcionante, como citei anteriormente? Para mim, é porque não foca apenas na turma do Scooby, e sim em vários outros personagens do universo Hanna-Barbera. Por causa do vilão e de suas motivações o longa mais se assemelha com um filme do “Meu Malvado Favorito” do que com um filme do “Scooby-Doo”.

E depois de tantos anos sem um filme da turma nos cinemas (no fim das contas acabou também não saindo nos cinemas devido á pandemia do novo coronavírus), tudo que eu queria ver era um filme do Scooby e Salsicha com Fred, Daphne e Velma desvendando um grande mistério, seguindo pistas e desmascarando um vilão ao final.

Mas o que vejo aqui é um filme que ao invés de focar nisso, as vezes os deixa até como coadjuvantes da própria história, e adentra em um universo gigante de personagens, que envolvem Bionicão, Falcão Azul, Dick Vigarista e até Capitão Caverna (confesso que em um momento bem divertido no filme), esquecendo da essência clássica do desenho, que é desvendar mistério e tirar literalmente a máscara do vilão, mesmo que ele seja previsível.

Animação “SCOOBY! O Filme” será lançada digitalmente no Brasil – Jornal no Palco

Ainda assim por mais que a originalidade do desenho clássico tenha se perdido é interessante ver essa nova “roupagem” que a história ganha aqui. Os gráficos são bons, efeitos e produção de primeira, e a realidade da animação é muito bacana. Acredito que esta seja a primeira vez que vemos Scooby e sua turma em 3D e não em 2D, e sinceramente isso foi mágico, principalmente pra mim que cresci vendo eles na TV.

Dvd Scooby Doo Cadê Você Ed Limitada Original Hanna Barbera - R$ 25,00 em Mercado Livre

Lembro até hoje de quando voltava da escola correndo pra ver a série clássica que passava no sbt todos os dias á tardinha. Era meu desenho favorito da infância, e talvez seja até hoje. Então ver a evolução das personagens ao longo desses anos é muito bom. Ver que a Daphne não serve mais apenas para embelezar a tela, que a Velma não é mais desdenhada por sua aparência, e que o Fred não é somente o rapaz fútil da turma é algo que precisávamos ver acontecer ao longo dos anos. Além de também frisar que, apesar de medrosos Salsicha e Scooby são a alma do quinteto, e que sem eles o charme não seria o mesmo. Aliás todos ali são peças importantes, e mesmo quando ao longo do tempo tentavam atualizar a trama e novas séries eram inventadas, e tentavam tirar algum personagem, não era a mesma coisa e não fazia o mesmo sucesso, porque perdia o charme da história.

Enfim, Scooby! O Filme não é ruim só é diferente, e pra mim o diferente não funcionou tão bem quanto eu gostaria. Talvez para você funcione, se assistir de mente aberta e sem o apego á história e ao desenho antigo. E mesmo mudando, algo que eu curti é que o filme tenta homenagear o clássico em alguns momentos, e por isso se torna nostálgico apesar da minha decepção. A nostalgia está até mesmo no dublador original do Scooby (lá na versão original dos EUA) o ator Frank Welker, que volta á dar voz ao cachorro. Além daquela abertura linda do filme, com os personagens agora em 3D revivendo a abertura da série “Scooby-Doo: Cadê Você”? de 1969, todas as cenas sendo revividas igualzinho ao desenho da época, confesso que achei lindo mesmo.

Vale assistir, seja dublado ou legendado, até mesmo porque o trabalho dos atores está muito bom, tanto na versão americana quanto na versão dublada. No elenco nomes como das atrizes Amanda Seyfried (do clássico Meninas Malvadas) e Gina Rodriguez (da série Jane: A Virgem) dando suas vozes á Daphne e Velma respectivamente. Além de Zac Efron (do sucesso recente O Rei do Show) como Fred e Will Forte (da série O Último Cara da Terra) como Salsicha.

Confira e tenha uma ótima sessão, seja de nostalgia ou de diversão com os novos pequenos caso tenha filhos, sobrinhos ou qualquer criança em casa. Tenho certeza que vai pelo menos divertir e encher os olhos com o belo visual da animação. Até porque, mesmo que se decepcione como no meu caso a experiência terá sido válida, pois não é um filme ruim, como já disse.

Crítica | Como SCOOBY! O Filme deu tão errado é o verdadeiro grande mistério - Canaltech

Qual a sua reação?

0
Incrível!
0
Gostei muito!
0
Amei!
0
Fiquei em Dúvida!
0
Simples
Giovani Otta
Nascido no Rio Grande do Sul, com 24 anos, empresário e estudante de letras, Giovani tem paixão por cinema e TV e planeja escrever no futuro. Apesar de já ter escrito um livro, ainda não lançado, ele planeja ingressar nessa carreira de escritor, além de crítico de cinema, e dar aulas de português para crianças.