República

1989

República

Em 1989, comemorava-se o centenário do nascimento da República no Brasil, e o povo voltava a escolher pelo voto direto o seu presidente. Nessas circunstâncias, a TV Globo lançou a minissérie República, que buscou mostrar de forma linear e com preocupação quase didática a conspiração tramada nos bastidores do poder imperial para a proclamação da República, iniciada quando militares rebelados aliaram-se a políticos da oposição e, em 15 de novembro de 1889, acabaram por depor D. Pedro II, pondo fim à monarquia no Brasil.

As causas preponderantes no processo de proclamação da República são retratadas na minissérie, desde a abolição – com a qual o imperador perde sua mais sólida base de apoio – até o centralismo econômico e administrativo do governo imperial – que resulta numa reivindicação republicana na região Centro-Oeste do país –, culminando com a rebelião militar que envolve federalistas, senhores de escravos e republicanos.

A minissérie ressalta a falta de participação e envolvimento popular no episódio. A população assistiu indiferente aos acontecimentos políticos. Entre os personagens que representam o povo, destacam-se Patápio dos Prazeres (Grande Otelo) – um negro velho, bondoso e já aposentado, que só pensa em deixar para o filho um emprego público que lhe garanta a sobrevivência – e Lucas Tavares (Luiz Antonio Pilar), negro alforriado e pacifista. A monarquia é representada por D. Pedro II (Carlos Kroeber), pela princesa Isabel (Tereza Rachel) e o Conde D’Eu (Odilon Wagner). Entre os militares estão o marechal Deodoro da Fonseca (Castro Gonzaga), apresentado como massa de manobra para os interesses republicanos, Benjamin Constant (Mauro Mendonça), o general Floriano Peixoto (Cláudio Cavalcanti) e o capitão Mallet (Telmo de Avelar). A burguesia é representada pelo Dr. Alberto Gusmão (Otávio Augusto), médico do general Deodoro da Fonseca, sua esposa Margarida (Nívea Maria) e a filha Dora (Sandra Annenberg).

Simultaneamente à história política, há a história de amor de Lucas e Dora, que se envolvem mesmo sem a aprovação do pai da jovem.

A minissérie era uma produção da Rede Globo em parceria com a produtora independente Cininvest e Avan Produções.Uma estrutura única de produção foi criada para as gravações de República e Abolição, uma vez que as duas séries se passam em cenários semelhantes e têm personagens em comum. Alguns atores participaram das duas produções, interpretando os mesmos personagens, como, por exemplo, Luiz Antonio Pilar, Tereza Rachel, Odilon Wagner, Carlos Kroeber, entre outros.

14 de Novembro de 1989

Elenco de República