Robert Rodriguez

Nomes Alternativos: Robert Anthony Rodríguez

Data de Nascimento: 20 de Junho de 1968 (46 anos)

Local de Nascimento: San Antonio, Texas

Pais: Estados Unidos da América

Sexo: Masculino

Biografia

Com apenas 12 anos, após assistir à Fuga de Nova York (1981), Robert Rodriguez decidiu a carreira que gostaria de seguir: ser diretor de cinema. Ainda na adolescência, ele utilizou uma antiga câmera da família para produzir seus primeiros filmes. Não havia preferência por gêneros, ele criou ações, ficções científicas, dramas e animações. Pouco entusiasmada com a realidade das telonas nos anos 70, sua mãe incentivava os dez filhos a conhecer a história do cinema e produções tradicionais.

Quando seu pai comprou um equipamento mais moderno, Rodriguez passou a fazer produções para amigos e familiares, e com isso, ficou conhecido no bairro como "garoto que fazia filmes". No cargo de diretor, ele estreou com o longa El Mariachi (1992), com a intenção de atingir somente o mercado de vídeo latino. O sucesso inesperado fez com que o cineasta assinasse contrato com grandes estúdios e ele assinou seu segundo longa, A Balada de um Pistoleiro (1995). Suas produções mais recentes são Era uma Vez no México, As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl em 3-D e Sin City - A Cidade do Pecado, Planeta Horror, Machete e Sin City 2.

Premiações

- Ganhou o Prêmio do Público no Festival de Sundance, por seu trabalho em El Mariachi(1992).

- Ganhou o Prêmio Berlinale Camera, no Festival de Berlim.

- Ganhou o prêmio de Melhor Filme de Estréia no Independent Spirit Award, por seu trabalho em El Mariachi(1992).

- Recebeu indicação para o prêmio de Melhor Diretor no Independent Spirit Award, porEl Mariachi(1992).

- Em 1993, no Festival de Deauville, com ganhou o Prêmio do Público e recebeu indicação ao Prêmio da Crítica por El Mariachi (1992).