Nomes Alternativos: Shelley Alexis Duvall
Data de Nascimento: 7 de Julho de 1949 (63 anos)
Local de Nascimento: Houston, Texas
Pais: Estados Unidos da América
Sexo: Feminino
Nomes Alternativos: Shelley Alexis Duvall
Data de Nascimento: 7 de Julho de 1949 (63 anos)
Local de Nascimento: Houston, Texas
Pais: Estados Unidos da América
Sexo: Feminino
Shelley Alexis Duvall (Houston, 7 de julho de 1949) é uma atriz norte-americana.
Iniciou sua carreira na década de 1970, interpretando personagens estranhas nos filmes de Robert Altman, e mais tarde acabou estrelando filmes de Woody Allen, Stanley Kubrick, Terry Gilliam e Tim Burton.
Entre 1982 e 1987 desenvolveu e atuou em uma série de televisão chamada Faerie Tale Theatre (na qual um conto de fadas diferente era exibido em cada episódio, reunindo um elenco estelar).
Em 1977, ela recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes por seu trabalho em 3 Mulheres (dividido com Monique Mercure, por J.A. Martin photographe).
eu queria que o jack e o iluminado matace ela por ela ser tão chata e burra.
Talvez a atriz mais incompreendida da história do cinema. Diva eterna!
Por que ela nunca ansiou ser uma atriz famosa, com uma legião de fãs e abarrotada de prêmios, e sim uma atriz que atuava em filmes pequenos, porém excelentes e assim, ter seu público, por mais modesto que fosse. Talvez ela tivesse consciência de suas limitações, tanto físicas (a aparência dela deve ter fechado muitas portas lá em Hollywood), quanto artísticas. Ela própria afirmou que aceitou fazer O Iluminado por que nunca tinha trabalhado com outro diretor além do Altman e queria muito trabalhar com o Kubrick, que teve a ideia de escalá-la para viver a Wendy quando ela ganhou a Palma de Ouro de melhor atriz em Cannes (único prêmio da carreira dela), no calor do momento. Lógico que não ia sair coisa boa de lá. E vejo muita gente só malhando a coitada por isso, gente que só viu O Iluminado e a fica julgando por apenas um filme só, sendo que a filmografia dela vai muito além disso. É por essa razão que a acho uma atriz incompreendida.