Tito e eu

1992

Tito i ja

A história de Zoran, um menino de dez anos de idade que, como a maioria das crianças na Iugoslávia dos anos cinquenta, dificilmente poderia imaginar a sua vida sem o grande líder nacional, Marechal Tito. Em sua escola, ele ganha o concurso de melhor redação sobre Tito, na qual afirma que o ama mais que aos seus pais, o que os deixa desesperados. Como prêmio, ele ganha uma viagem junto a um grupo de crianças, é a "Marcha Pela Terra Natal de Tito". Mas a trajetória de Zoran pelas estradas e trilhas não será fácil. Prejudicado por sua estatura, seu apetite desenfreado e assaduras que começam a surgir entre suas pernas, ele tem dificuldade de acompanhar o grupo, perde-se na floresta e sofre perseguição constante de seu professor stalinista. Mas nada disso afetará por muito tempo o nosso herói, que, diante de todas as adversidades, agindo de forma completamente ingênua, acaba sempre se dando bem no final, e eis que, mérito de um brilhante roteiro, ele passa a representar, inocentemente e por força das circunstâncias nas quais se vê envolvido, o símbolo da resistência ao poder e à tirania, representados, também simbolicamente, por seu guia e professor, o Camarada Raja.

2 de Março de 1992