filmow.com/usuario/caiomoura04
    Você está em
  1. > Home
  2. > Usuários
  3. > caiomoura04
27 years
Usuário desde Dezembro de 2013
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em 0 avaliações em comum

Últimas opiniões enviadas

  • Caio

    Cheio de referências/homenagens a Hollywood clássica, uma ode ao jazz, "reinventa" um gênero ultra datado, tem um final agridoce incrível, atuações perfeitas, fotografia e arte que é um puro gozo estético, me identifico pra caralho com os conflitos internos dos personagens (Sacrifício de bem estar financeiro, amoroso em nome da arte, etc). Meu preferido de 2016 junto com Neon Demon e The Lobster.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Caio

    Festival trash disfarçado de Art House (E é do caralho)

    Em primeiro lugar, esse filme conseguiu ser o mais experimental do Refn até o momento. Ele já dedicou seu filme anterior (Only God Forgives), ao Jodorowsky, mas Neon Demon é muito mais "Jodoroskyano". Nada no filme (Ou pouquíssimo) é literal. A crítica a estética vem inteira por meio de metáforas, na película que é curiosamente a que tem o maior refinamento estético da carreira de Refn.

    Esse é de longe o roteiro mais estranho que NWR já filmou. O primeiro ato aparentemente normal muda de direcionamento várias vezes durante o decorrer do filme, terminando de maneira que por muitos críticos fora considerado um final "bizarro e incoerente", discordo (Mais tarde falo sobre). Tirando a parte estrutural de plot, mais duas coisas me chamaram a atenção no roteiro: Os diálogos e a maneira com que se desenvolve os personagens.

    Pra um filme do Refn, é estranho a quantidade de diálogos presentes nesse filme. Todos os personagens falam bastante, porém, falam sempre sem chegar a lugar nenhum. Apela-se bastante ao esteriótipo de que quem vive no mundo da beleza é unilateral e só consegue dialogar sobre isso e viver preso a esse sistema. Porém, a unilateralidade das personagens funciona no caso de Neon Demon, pois elas não são personagens literais, e sim veículo para toda a parábola estética. Prova disso é o quanto tais personagens são descartáveis para a trama, tirando o protagonismo da Elle Fanning, não espere um grande desenvolvimento dos coadjuvantes, pois eles são reflexo do mundo estético em que vivemos: Produzidos, artificiais e facilmente substituíveis.

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    Quanto ao terceiro ato, ele só é incoerente pra quem leva o argumento de forma literal, quando analisado apenas de forma metafórica, ele faz sentido. O Clímax da modelo se matando (Morri de gargalhar quando ela cospe o olho no chão) é a apoteose da crítica almejada pelo Refn: O sacrifício estético no final, não tem nenhum resultado positivo e é facilmente descartado.

    As atuações são impecáveis, todo o elenco atua de forma coerente com seus personagens, com destaque pra Elle Fanning (Jesse) e Jena Malone (Ruby), que seguram bem os papéis mais "viscerais" do filme e que necessitam de um range maior de atuação. O resto do elenco trabalha de forma unilateral, como já havia mencionado.

    A fotografia conseguiu ser a mais bela já vista em um filme do Refn (E a fotografia mais bela que vi no ano). Supera fácil Drive e Only God Forgives, o que é um feitio estrondoso, visto que ambos os filmes são de cair o queixo. Uma coisa a se atentar é que Refn filma bastante deste filme por meio do uso de espelhos. Essa escolha do diretor serve para passar duas mensagens: A da superficialidade e a do ego. Modelos tendem a viver sua vida inteira tendo que se acostumar com seu próprio reflexo, com as lentes, visões de empresários etc. Sobra pouco tempo para refletir sobre seu "interior", para as modelos, elas são exatamente o que refletem no espelho: uma visão plana e bidimensional, visão essa que é linda esteticamente e ao mesmo tempo melancólica. Resta então suprir esse vazio por meio do ego, ou pelas palavras do caça talentos que contrata a Jesse: "Beleza não é tudo, é a única coisa que existe."

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    Vale atentar que exatamente na metade do filme a personagem principal muda sua personalidade ao se olhar no espelho tridimensional e se beijar. Espelho esse que muda da cor azul, para a vermelha, reforçando essa mudança.

    Quanto a trilha sonora: Cliff Martinez, ponto.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Caio

    Gabriel Mascaro se arriscou em todos os aspectos na construção desse filme. O que não maioria das vezes pode resultar em um completo desastre. Não foi o caso. O Roteiro distante de uma estrutura clássica corre o risco de se tornar vazio, mas não acontece pela sensibilidade do diretor na construção dos personagens, da batalha entre seus desejos e seus arquétipos. A mulher tem arquétipo "masculino", o homem deseja ser costureiro, etc. Só pela visão peculiar de Mascaro em contar a sua fábula, o filme já merece todos os louros possíveis. Mas não parou por aí. A escolha estética conseguiu ser ainda mais arriscada que o argumento. O estilo "ArtHouse Neon" de filmes como Drive e Only God Fogives, tinha tudo pra parecer jogado e masturbatório, mas novamente, a sensibilidade do diretor pega esses aspectos e os aplica de forma soberba, ressaltando a sua versão "fantasiosa" e "vouyeristica" do sertão.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Filmow
    Filmow

    O Oscar 2017 está logo aí e teremos o nosso tradicional BOLÃO DO OSCAR FILMOW!

    Serão 3 vencedores no Bolão com prêmios da loja Chico Rei para os três participantes que mais acertarem nas categorias da premiação. (O 1º lugar vai ganhar um kit da Chico Rei com 01 camiseta + 01 caneca + 01 almofada; o 2º lugar 01 camiseta da Chico Rei; e o 3º lugar 01 almofada da Chico Rei.)

    Vem participar da brincadeira com a gente, acesse https://filmow.com/bolao-do-oscar/ para votar.
    Boa sorte! :)

    * Lembrando que faremos uma transmissão ao vivo via Facebook e Youtube da Casa Filmow na noite da cerimônia, dia 26 de fevereiro. Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/250416102068445/

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.