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Últimas opiniões enviadas

  • Julia L.

    As intenções narrativas de Jodorowky - em especial sobre o corpo, incluindo perseguições, mutilações, deficiências, assassinatos, estupros, androginia (que em termos contemporâneos é descrita como corpo trans ou travestis), etc. - têm uma função importante em sua obra. Vejo-as como uma exposição crítica para além da artística (sendo esta um atributo fundamental no que produz).

    Em todos os filmes ele demonstra que sempre esteve além de seu tempo, sendo fundamental para entender sua obra a influência escrachada do cristianismo e seu disciplinamento sobre os corpos. Da metade para o final de Santa Sangre

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    (quando Fênix assume em sua esquizofrenia os movimentos [mãos] da mãe), em um olhar mais atento percebe-se a crítica à Psicanálise, que nasceu de uma estrutura sociocultural misógina. Um corpo-mente-patológico (masculino) que assume os desejos da mãe (feminino/Eva pecadora), como bem representou a partir do ato teatral da Concha em diante, sendo a Santa Sangre a personificação do pecado e da heresia incorporada na mãe dele.

    Até hoje as mulheres são censuradas e julgadas pela falta de resistência de Eva à tentação do fruto proibido, pecadora nata e principal alvo de punição.

    Além do combate aos tabus sobre o corpo feminino, é característico nos filmes do Jodo os corpos com deficiência. E eu adoro isso, esse cinema e arte inclusivos! Sujeitos e imagens de sujeitos que nenhum filme comercial e hollywoodiano incluiria, a menos que fossem centrais no argumento. Corpos nus masculinos também são representados no cinema contemporâneo, e sua aparição não é problematizada como é a do corpo feminino. Pode ser que isso esteja ligado à violência desses corpos, e que a nudez, como representativa de sexualidade, demonstre as diferenciações entre as representações de violência desses gêneros. Com isso quero dizer que o corpo feminino no cinema é criticado porque há uma história de abuso e violência sobre ele, bem maior e mais antiga que a do corpo masculino. No entanto, é preciso dizer: masculinidades não hegemônicas importam!

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    Jodo traz a crítica em uma representação contrária e em tom violento, principalmente na cena em que o pai tatua o filho quando criança para "se tornar homem como ele" e garantir sua virilidade.

    A meu ver, as narrativas de Jodorowsky nos convidam a pensar sobre a importância de não perdermos de vista a história. Se nos perdermos estética, artística, cultural e historicamente do que foi produzido e convencionado socialmente sobre os corpos, sobre as mulheres e outros sujeitos da diferença, corremos o risco de apagar a importância do que até hoje nos faz problematizar, criticar e combater todo esse discurso normat(l)izado sobre nós, sujeitos humanos.

    Continua sendo meu segundo favorito, depois de La montaña sagrada/Holy Mountain.

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