filmow.com/usuario/juliano-de-oliveira
    Você está em
  1. > Home
  2. > Usuários
  3. > juliano-de-oliveira
(BRA)
Usuário desde Novembro de 2012
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em 0 avaliações em comum

Últimas opiniões enviadas

  • Filmow
    Filmow

    O Oscar 2017 está logo aí e teremos o nosso tradicional BOLÃO DO OSCAR FILMOW!

    Serão 3 vencedores no Bolão com prêmios da loja Chico Rei para os três participantes que mais acertarem nas categorias da premiação. (O 1º lugar vai ganhar um kit da Chico Rei com 01 camiseta + 01 caneca + 01 almofada; o 2º lugar 01 camiseta da Chico Rei; e o 3º lugar 01 almofada da Chico Rei.)

    Vem participar da brincadeira com a gente, acesse https://filmow.com/bolao-do-oscar/ para votar.
    Boa sorte! :)

    * Lembrando que faremos uma transmissão ao vivo via Facebook e Youtube da Casa Filmow na noite da cerimônia, dia 26 de fevereiro. Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/250416102068445/

  • nickbullet
    nickbullet

    oi, como vc tinha me pedido, vou mandar o resto do que li e interpretei do Taxi Driver.

    Não pela página pra n ficar muito spoiler:

    Parei na parte da Betsy. Depois dessa idealização mal resolvida, ele passa a considerar Betsy apenas mais uma...

    Desde o começo o Travis queria ser "normal", ter uma razão para viver, não ser apenas um egocêntrico. E ele via essa solidão e objetivos na Betsy - e após ela fazer o que uma pessoa normal faria (largá-lo), vemos que ele se afunda mais ainda no patamar de "anomalia da sociedade".

    É aí que ele vê que não tem como ser "curado", que será sempre "O homem solitário de Deus".

    Uma possível explicação pro fato de ele ser tão obcecado por buscar uma razão de vida, pode ser o fato de ele ser veterano da guerra do vietnã - um soldado tem como objetivo servir e viver pela pátria. Após a derrota nessa guerra, toda a América afundou num mundo podre, sem objetivos e moralmente destruído - uma vez que todo o ideal de sonho americano morreu numa causa sem sentido - que massacrou milhões de Vietnamitas.

    Toda essa decadência na america, se reflete no próprio Travis - filho de uma causa perdida, e sem rumo. É aí que ele passa a buscar qualquer objetivo - e conversa com o The Wizard, que é o taxista, que tenta dizê-lo que ele é o que ele faz - ou seja, um taxista. Travis não aceita apenas isso - e na icônica cena em que o próprio Martin Scorsese entra no Taxi e diz que vai matar a própria esposa, Travis viu na violência, um meio pra não só exprimir sua sexualidade frustrada, mas como também um meio mais visceral de "limpar a sujeira" daquele submundo decadente em que vivia.

    Ou seja, como ele não podia ser normal, ele endoidaria de vez - e levaria com ele, tudo o que considerava "sujo".

    Palantine pra ele, é uma representação da própria decepção com a Betsy - por isso ele toma como objetivo matá-lo. Mas ao msm tempo, ele se lembra da garotinha que entrou em seu táxi e queria fugir - a Iris. Ele a vê como uma inocente criatura, vítima daquela sujeira do submundo. Assim, antes de atacar o candidato a presidente, ele conversa com a garota e dá uma quantia em dinheiro pra ela fugir.

    Ao falhar no objetivo de matar Palantine, ele novamente cai na questão do "vazio existencial". É aquilo: ele quer e tem que fazer algo, mas não sabe o quê. Ainda no objetivo de "limpar" as coisas, ele vai atrás de Iris - e vemos aquela cena de tiroteio.

    Ele tenta se matar - pois após matar os homens que submeteram Iris aquela situação, ele sente que já fez o bastante e não tem porque continuar vivo. Mas a arma não tem balas.

    Assim acontece a maior ironia do filme: o psicopata sem jeito se torna um heroi. E na cena final qnd ele está no taxi e Betsy desce do carro (cena que acredito eu que ele apenas imagine Betsy), notamos aquele Jazz suave tocar enqnt passam os créditos, e o filme continua parecido com como começou - o Taxista sem objetivos, agora heroi, imprevisível, dirigindo...

    Note que em certo momento da trilha sonora e dos créditos, o belo jazz tem "perturbações", partes em que fica obscura, e que a percursão fica mais rápida - um indício de que Travis continuará - e na próxima vez talvez ele não seja um heroi...

    Detalhe: quando ele vai no "puteiro" conversar com Iris, após ele sair, tem na parede do corredor, pixações e mensagens na parede. Uma dela é "Jesus Loves You" - Jesus te ama - uma clara ironia do filme com o ambiente em que a frase se encontra.

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.