filmow.com/usuario/lucasfelipes
    Você está em
  1. > Home
  2. > Usuários
  3. > lucasfelipes
28 years Fortaleza - (BRA)
Usuário desde Junho de 2014
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em 0 avaliações em comum

Doutor em ciências ocultas, filosofia dramática, pediatria charlatânica, biologia dogmática e astrologia eletrônica.

Últimas opiniões enviadas

  • Lucas

    Nolan sabe o que faz e tudo nesse filme foi pensado e executado exatamente como ele quis, desde o som ao roteiro. Como experiência visual e sonora, essa é o seu melhor filme e provavelmente vai ganhar os Oscars de Edição e Mixagem de Som, Fotografia e Edição, e com boas chances de ganhar Trilha Sonora e Efeitos Visuais (não é só CGI que vence). Mas Nolan tem um problema que até hoje não conseguiu superar completamente: falta trejeito pra criar momentos e situações que gerem ligações emocionais no espectador.

    E isso não é pouca coisa. A diferença é que os filmes do Nolan são tão impecáveis tecnicamente e o desenvolvimento do plot (Inception, Memento) é tão inventivo, que o resto a gente deixa passar. Mas em Dunkirk ele não quis nem saber de personagem, arco, atos etc. Todo o filme é pensado pra ser uma experiência que só é possível dentro da maior sala de cinema que você conseguir encontrar. Isso é corajoso e pouca gente arriscaria. Mas há um motivo pra pouca gente se arriscar num projeto assim: a experiência não torna o filme uma revolução per se, e também acarreta vários problemas, principalmente no enredo.

    Vi muita gente reclamando que estavam apontando o roteiro (sem personalidade e sem alma) como o calcanhar de Aquiles do filme, dizendo que devemos nos desgarrar desse “padrão clichê” de Hollywood de atos definidos e arcos de personagens e focar no que o filme traz de bom: imagem, som e imersão. Eu entendo esse lado e é exatamente isso o que o filme quer causar em quem o assiste. Porém, quando estamos falando de filme, não dá pra simplesmente ignorar metade do que é possível no cinema, se agarrar na outra e dizer que a metade que o filme assume é tão perfeita que a outra metade é dispensável. Não é, galera.

    Eu tentei ignorar os problemas do filme com relação a falta de sentimento mas não dá. Até cogitei em assistir outra vez, mas a vontade passou logo em seguida. Foi a mais incrível experiência que tive num IMAX até hoje (teve hora que a sala tremeu com os tiros, os aviões e as bombas, foi de rasgar a alma de tão real), mas eu não me conectei com praticamente nada durante toda a projeção, e ao final as coisas começam a ficar repetitivas porque você não se importa com praticamente ninguém no filme, e a ideia de se sentir numa guerra também desnavece, pois você sente a guerra, mas não não está nela. E depois que você acostuma com a ambientação, os sons e tudo mais, se não houver com o que você se conecte emocionalmente e torça por isso, toda a imersão vai desaparecendo aos poucos.

    Um bom personagem (ou um grupo) serve pra ser o reflexo do espectador dentro do filme. A imersão te joga no lugar e nas circunstâncias, mas é o personagem que te faz querer chegar ao final. Muita gente subestima isso, mas quando não há sentimento envolvido, é complicado se importar. Aqui, Nolan tentou substituir isso pela imersão, apostando que seria o suficiente. Mas imagens impactantes, sons aterrorizantes fazem pouco mais do que te colocar no momento. Se não tem com o que se agarrar emocionalmente, não há como se importar com o que acontece. Imersão sem personagem é documentário, não filme. Você fica a projeção inteira embasbacado com a guerra, mas quando termina, pouco coisa sobra.

    Assista na maior, mais barulhenta tela que conseguir encontrar. Apesar de tudo é um notável filme e, como experiência, é único, e vai demorar pra alguém conseguir igualá-lo. Gosto do Nolan e torço pra que ele consiga melhorar nos quesitos que apontei.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Lucas

    Esse é um bom filme, mas eu terminei de assistí-lo com a mão na cabeça igual a Anne no poster, não porque eu não tenha entendido as alegorias e o final, mas pelo tom que o filme propõe - e que depois muda, e muda, e muda, quase sem direção.

    Tone shift é comum e eficiente, principalmente quando são antagônicos - ir da comédia pro drama, por exemplo. Esse é o meu maior problema com o filme. Tanto o trailer quanto o começo propõem uma comédia-drama quase descompromissada, em que a comédia vai aos poucos dando lugar ao drama e os problemas da personagem começam a ganhar contorno. Porém o filme não consegue manter um tom seguro durante os conflitos e mudanças de atos; vai da comédia pro drama, depois volta pra comédia e vai pro thriller, dá uma voltinha pelo suspense/terror (a parte do bar e as motivações do antagonista) só pra voltar pro drama no final. E falando de antagonista, aqui a gente tem outro problema de tone shift, pois as mudanças com relação à motivação dele são bruscas, quase forçadas, pois o cara vai do

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    dono de bar gente boa que não está tão feliz com a vida na cidade pequena pra dias depois se transformar num psicopata assassino inconsequente disposto a destruir uma cidade inteira... tipo?!?!

    Eu não sei se isso foi intencional pra tentar chamar atenção pra metáfora do alcoolismo e relacionamento, mas ficou meio desconexo e meio que... bagunçado. Quando essa mudança é feita organicamente - e de preferência de um tom pro outro, não pra vários - o choque da mudança é eficaz, e é por isso que ir da comédia pro drama e vice-versa é tão utilizado (e outros shifts, claro). Mas eu acho que aqui o diretor exagerou e acabou que o filme termina e você não sabe o que acabou de assistir - apenas que o filme tenta chamar atenção pro álcool e abuso.

    Enfim, eu gostei do filme pois é bem original na abordagem do problema que propõe. Mas um diretor com noções de ritmo e tom melhores teria tirado muito mais do plot e, talvez, conseguido passar o subtexto de forma mais impactante.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Filmow
    Filmow

    O Oscar 2017 está logo aí e teremos o nosso tradicional BOLÃO DO OSCAR FILMOW!

    Serão 3 vencedores no Bolão com prêmios da loja Chico Rei para os três participantes que mais acertarem nas categorias da premiação. (O 1º lugar vai ganhar um kit da Chico Rei com 01 camiseta + 01 caneca + 01 almofada; o 2º lugar 01 camiseta da Chico Rei; e o 3º lugar 01 almofada da Chico Rei.)

    Vem participar da brincadeira com a gente, acesse https://filmow.com/bolao-do-oscar/ para votar.
    Boa sorte! :)

    * Lembrando que faremos uma transmissão ao vivo via Facebook e Youtube da Casa Filmow na noite da cerimônia, dia 26 de fevereiro. Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/250416102068445/

  • lucas
    lucas

    tu acha cloverfield foda para caralha.. ngm acha isso so eu gostei de ti n uso virgulas vlw flw me add

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.