Você está em
  1. > Home
  2. > Usuários
  3. > vituuss
32 years (BRA)
Usuário desde Maio de 2011
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em 0 avaliações em comum

"Eu, hoje, ando atrás de algo impressionante
que me mate de susto,
um impulso, um rompante,
que é para me desviar desse mar de calmante"

Últimas opiniões enviadas

  • Victor Oliveira

    Uma velho amigo: François Ozon.

    François Ozon ainda não possui, propriamente, uma marca visual registrada, contudo, a insipiente estilística não representa uma falta de originalidade em sua obra. A sua narrativa cinematográfica, tanto em termos visuais quanto em termos de argumento e enredo são bastante surpreendentes.

    A predileção de Ozon por temos afetos ao circuito LGBT remota desde o início de sua carreira, quando a temática sequer era tão comercial – basta lembrar do delicioso curta Un robe d’été e Swimming Pool, obras que não podem ser tidas como menores. Em Une Nouvelle Amie, a delicadeza do olhar do cineasta francês, mais uma vez, prepondera, de modo que o tema é muito bem desenvolvido e construído.

    Existem detalhes em Une Nouvelle Amie que, num primeiro momento, passam desapercebidos. Tais delicadezas apenas reforçam o caráter sensível e cuidadoso do trabalho de Ozon, já que há uma solução estética e narrativa original para o tema. Cito algumas cenas: a câmera que gira no encontro do casal com a Virgínia na mesa de jantar, representando a circularidade dos afetos naquela mesa; o despertar da maturidade sexual da personagem central com todas suas fantasias nada convencionais.

    Insisto na personagem feminina central e suas fantasias eróticas. É bem interessante perceber que a transexualidade não é a única descoberta sexual que ocorre no filme, isto porque Claire também passa por um processo profundo de amadurecimento e de descoberta de si mesma.

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    Afirmar que o término do filme, no qual Virgínia termina com Claire ocorre em razão da união que a falecida Laura produz entre as personagens centrais é bastante ingênuo. Uma ligação profunda é construída entre os dois e está bem além da presença de Laura na vida de ambos: esta funciona tão somente como um aproximador – ou talvez um catalizador. Ademais, as fantasias sexuais criativas dela evidenciam bem como a sexualidade humana é complexa e não se limita ao padrão por ela vivido no início do filme.

    Outro aspecto que é digno de nota é que a obra busca afastar o elemento do suspense: desde já se descobre a transexualidade da personagem – ainda que nem ela mesmo ponha nestes termos no início do filme, já que neste bildungfilm apenas no final da trajetória que ela se entende como tanto. Seria uma solução bastante simplista suspender a sexualidade ou a descoberta da mesma para o final do filme: mas não, sabemos, junto com a outra personagem, do processo em questão.

    No entanto, em que pese tantos acertos, o quarto final do filme possui soluções narrativas um tanto clichês e que beiram o pieguismo. Porém, estes deslizes estéticos não comprometem a obra, sobretudo porque a solução final não é tão previsível quanto parece. François Ozon, neste filme, se torna em uma antiga amiga nossa, que é, com delicadeza e sensibilidade, permanece.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Filmow
    Filmow

    O Oscar 2017 está logo aí e teremos o nosso tradicional BOLÃO DO OSCAR FILMOW!

    Serão 3 vencedores no Bolão com prêmios da loja Chico Rei para os três participantes que mais acertarem nas categorias da premiação. (O 1º lugar vai ganhar um kit da Chico Rei com 01 camiseta + 01 caneca + 01 almofada; o 2º lugar 01 camiseta da Chico Rei; e o 3º lugar 01 almofada da Chico Rei.)

    Vem participar da brincadeira com a gente, acesse https://filmow.com/bolao-do-oscar/ para votar.
    Boa sorte! :)

    * Lembrando que faremos uma transmissão ao vivo via Facebook e Youtube da Casa Filmow na noite da cerimônia, dia 26 de fevereiro. Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/250416102068445/

  • Lucas Augusto
    Lucas Augusto

    Tenebrae é uma resposta / tiração de sarro com os críticos dele, sem nenhuma dúvida. Tem até uma hora em que ele critica, diretamente, os ataques do movimento feminista no diálogo (para, logo em seguida, matar uma mulher com os peitos de fora hahaha)

    Já vi Tesis, sim, há muito tempo, quando tava naquela época boba da adolescência e ficava procurando esses tipos de filmes mais "extremos", que falavam de snuff e tal. Acabou que o filme não era nem um pouco extremo (pelo menos, não para o que eu procurava, que era algo mais na linha do torture porn), mas era muito, muito bom hahaha Parando para pensar, foi um dos grandes filmes que me fez criar um carinho por thrillers/horrores mais sugestivos, de teor psicológico...

    Também percebi um pouco isso em Under the Shadow, mas eu sou suspeito pra falar, porque eu acho influência do Argento em praticamente todo filme de terror que vejo hauhauah

  • Lucas Augusto
    Lucas Augusto

    Que loucura huhauhaua Meus favoritos do Argento são, de longe, Suspiria, Tenebrae e Opera. Amo demais e não sabia que Opera era tão execrado assim... mas, todos os filmes que vi dele, eu achei ótimos, inclusive os que você favoritou. Só achei curioso você, sendo fã e tudo, não ter nos favoritos a obra mais amada, comentada e cultuada dele.

    Suspiria consegue me assustar, sério! Sempre caio para trás com aqueles olhos amarelos na janela, durante a segunda morte (ACHO que é a segunda), com aquela música do Goblin, aumentada a enésima potência, estourando os meus tímpanos hahaha

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.