125 Anos de Memória

2015

125 Years Memory

• Kainan 1890 / Higashi no taiyô, nishi no tsuki - Japão

Este filme é baseado em duas histórias verídicas e é uma co-produção entre o Japão e a Turquia. Ele foi lançado primeiro no Japão pela Toei em 05/12/2015 e na Turquia pela Mars em 25/12/2015. Ele recebeu a indicação para o 39º Japan Academy Prize, ganhando os prêmios de Melhor Direção de Arte e Melhor Som.

O filme se passa em duas fases distintas onde mostra a amizade entre o Japão e a Turquia. A primeira fase da história, conta a história do navio Ertugrul que foi fabricado em 1863 e navegou pelos mares do Japão em 1890 com a fragata Naval Ottoman. Em sua volta do Japão para a Turquia a embarcação, ainda em terras japonesas, sofreu na costa da província de Wakayama um naufrágio que resultou na perda de cerca de 500 marinheiros, incluindo seu Comandante Ali Osman Pasha. Apenas 69 pessoas entre tripulantes e oficiais sobreviveram e retornaram para sua Terra Natal, após os esforços e ajuda dispendidos pelos japoneses que arriscaram suas vidas para salvarem a vida dos tripulantes. Este evento até hoje ainda é comemorado como a pedra fundamental que fincou a amizade entre Japão e Turquia.

Na segunda fase ela se passa em 1985 durante a guerra entre Irã e Iraque, quando Saddam Hussein anuncia suas intenções em atacar os aviões que entrarem no espaço aéreo do Irã. Nesse período, cerca de 200 japoneses se encontram em Teerã. Sem aviões para retornar para o Japão, a Turquia se oferece para tirar os cerca de 200 japoneses no 1º avião de resgate que a Turquia enviou para o Irã, mesmo sabendo que haviam cerca de 500 turcos em Teerã.

Este filme nos mostra que o sentimento e a bondade para com o próximo e a união entre os povos podem mover Países e Nações.

5 de Dezembro de 2015