3. > A Costa dos Murmúrios

Título A Costa dos Murmúrios (Original)
Ano produção 2004
25 de Novembro de 2004 ( Mundial )

Filme português realizado por Margarida Cardoso em 2004, A Costa dos Murmúrios é uma adaptação cinematográfica do livro homônimo de Lídia Jorge.

Na história, no final dos anos 60, Evita chega a Moçambique para casar com Luís, um estudante de matemática que ali cumpre o serviço militar. Ela rapidamente percebe que Luís já não é o mesmo e que, perturbado pela guerra, se transformou num triste imitador do seu capitão, Forza Leal.

Os homens partem para uma grande operação militar no norte. Evita fica sozinha e, no desespero de tentar compreender o que modificou Luís, procura a companhia de Helena, a mulher de Forza Leal. Submissa e humilhada, Helena é prisioneira na sua casa onde cumpre uma promessa. É ela quem revela o lado negro de Luís...

Perdida num mundo que não é o seu, Evita apercebe-se da violência de um tempo colonial à beira do fim.

Um tempo de guerra, de perda e de culpa.

Este filme foi nomeado aos Globos de Ouro Portugueses no ano de 2005 em várias categorias, tendo Beatriz Batarda sido premiada como Melhor Actriz.