3. > A Década que Mudou o Cinema

Título A Decade Under the Influence (Original)
Ano produção 2003
19 de Janeiro de 2003 ( Mundial )

Um documentário de Richard LaGravenese e Ted Demme. Os anos 70 foram uma época extraordinária de rebeldia e contestação das ideias vigentes em que se reinventaram os padrões culturais e sociais. Enquanto o activismo político contra a guerra do Vietname, a revolução sexual e musical, o movimento feminista e o movimento dos direitos civis contribuíam para despertar inquietações sociais um pouco por todo o país, o cinema americano assistia ao aparecimento de uma nova geração de cineastas.

Influenciados por figuras como Godard, Kurosawa, Fellini, Bergman ou Truffaut e encorajados por uma nova liberdade de expressão, nomes como Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Robert Altman, William Friedkin e Roger Corman inventaram um novo estilo de cinema, mais pessoal, e começaram a criar para um novo público, filmando histórias que reflectiam a realidade volátil do seu tempo e a sua própria experiência, recusando as fórmulas gastas dos grandes estúdios. Neste documentário, nomes que mudaram a história do cinema falam sobre os filmes, o tempo em que foram feitos e sobre os seus pares partilhando a sua experiência enquanto revemos excertos de clássicos como Sem Destino, Taxi Driver e O Poderoso Chefão. O resultado é uma devida homenagem à geração que marcou indelevelmente o cinema e identidade americanos.