A Destruição do Índio: O Coração da Floresta

1961

The Destruction of the Indian: The Heart of the Forest

o primeiro filme da série A Destruição do Índio apresenta o trabalho dos irmãos Villas Bôas no início do Parque Indígena do Xingu. Os sertanistas buscam atrair povos indígenas para o interior do Parque com o objetivo de proteger sua cultura e os próprios indígenas das ameaças causadas pelo avanço da nossa civilização. Os povos do Xingu fugiram para esta região vindos de todos os quadrantes da América do Sul. Ali se refugiam dos brancos. Esse filme revela a importância que têm a terra e os rituais para a sobrevivência destes povos que se sentem ameaçados porque suas terras estão sendo compradas por especuladores.
Para os índios a terra é amiga, personalizada em seres místicos e espíritos que são os donos das dádivas da vida: seja para a mandioca ou para a cobertura da casa, o índio depende da natureza e espiritualmente se prende a rituais. Ninguém pode ver onde os espíritos vivem, mas todo índio sabe que estão embaixo d’água, dançando. Os rituais são o fundamento da vida indígena.

1961

Elenco de A Destruição do Índio: O Coração da Floresta