3. > A Jangada de Pedra

Título La Balsa de Piedra (Original)
Ano produção 2002
2002 ( Mundial )

Na sequência de um abalo de terra que nenhum sismógrafo registrou, uma fenda enorme aparece na crosta terrestre ao longo da fronteira entre Espanha e França. Aos poucos, a Península Ibérica parte à deriva, como uma Jangada de Pedra. Joana (Ana Padrão) traça no solo uma linha que não se apaga; Joaquim (Diogo Infante) lança à água uma pedra enorme, desafiando a gravidade; José (Gabino Diego) é acompanhado para todo o lado por um bando de estorninhos; em um canto perdido de Espanha, Pedro (Federico Luppi) é o único que sente a terra a tremer e da mão de Maria (Icíar Bollaín) escapa-se um novelo que não mais termina. Todos estes acontecimentos que permeiam A Jangada de Pedra parecem ter apenas uma finalidade: fazer com que estas pessoas se encontrem, desvendando pelo caminho inesperados enigmas.