3. > A Justiceira

Título A Justiceira (Original)
Ano produção 1997
2 de Abril de 1997 ( Brasil )

O seriado conta a história dos membros de uma organização internacional que luta contra o crime organizado. A protagonista é Diana (Malu Mader), uma policial que largou a carreira após matar seu parceiro por acidente. Cinco anos depois, seu filho Pedrinho (Marcelo Lins) é seqüestrado por uma gangue de traficantes a que seu ex-marido, Rafael (Ângelo Antônio), deve dinheiro.
- Diana decide participar da organização, em troca de ajuda para localizar o menino. O grupo, que tem o quartel-general localizado nos fundos de uma livraria, é coordenado pelo juiz Salomão (Daniel Filho) e formado por Augusta (Nívea Maria), Beto (Leonardo Brício), Paco (Anselmo Vasconcelos), Diego (Lui Mendes) e Marlene (Danielle Winits).
- A série foi inspirada nos filmes de ação norte-americanos, com muitas cenas de tiros, explosões, perseguições e lutas.
- No primeiro episódio, o ator Francisco Cuoco interpretou o pai de Diana, o coronel Ivan Maciek. O ator Edson Celulari atuou como o criminoso Jamil.
- Entre os crimes investigados pela organização estão: contrabando de pedras preciosas em Ouro Preto, a busca de um assassino de homossexuais em Brasília e o tráfico de mulheres brancas às margens do Rio Negro, em Manaus.
- No decorrer das histórias, a personagem Diana teve vários disfarces: de garota de programa em Filha única, de uma profissional liberal em Mesmo que seja eu e de uma stripper em Navio luminoso. No último episódio da série, Viver por viver, Diana descobre o paradeiro do filho e, junto com os companheiros de organização, vai resgatá-lo das mãos do traficante de armamentos Pablo, interpretado pelo ator chileno Felipe Armas. Pablo seqüestrou o menino para consolar sua esposa, vivida pela atriz Débora Evelyn, depois da morte do filho dos dois.