3. > A Queda da Dinastia Romanov

Título Padenie dinastii Romanovykh (Original)
Ano produção 1927
1927 ( Mundial )

Ao usar imagens de arquivos de noticiários, Esfir Shub reconstrói a cronologia da Rússia entre 1913 e 1917. Ela nos apresenta os líderes da Duma, a pequena nobreza e os camponeses, soldados e pescadores, a burguesia e o czar. Em 1913, as cabeças coroadas da Europa vão até Petrogrado para celebrar os 300 anos do domínio Romanov, mesmo quando a maioria se prepara para a guerra. Quando a guerra explode, a Rússia também explode: greves em Petrogrado e marchas em Moscou ameaçam o regime. A Duma tenta sobreviver, procurando entendimento com os sovietes. Em 4 de março de 1917 Nicolau abdica. Em 27 de março, há um funeral em massa em Petrogrado para aqueles que morreram na luta para abater os Romanov. E aí, então, Lênin, volta do exílio.