A Revolução Tropicalista

2001

A Revolução Tropicalista

A produção investiga e analisa os mecanismos e o contexto histórico em que brotou, desabrochou e foi cortado o Tropicalismo, que no espaço de um ano (novembro de 1967 até dezembro de 1968) sacudiu a cena mundial brasileira. O documentário traz imagens históricas que retratam a década de 60 e mostra depoimentos exclusivos de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé e Carlos Lyra. Entre a desconfiança da extrema direita representada pelos militares no poder e a hostilidade da esquerda que se opunha aos militares, o Tropicalismo se desenvolveu. Em 1968, o mundo ocidental tremeu sob a agitação de uma juventude que decidiu impor o seu poder contra o poder dos pais, das tradições, da moral que predominavam e comandavam a sociedade. O Brasil, apesar da ditadura militar que vigorava, viveu sua vertente dos movimentos da juventude. Através do movimento, forma a revolução cultural. O tropicalismo colocou em questão os fundamentos da sociedade urbana brasileira, agindo como um detonador, como catalisador de uma verdadeira revolução de costumes, de pensamento e da ideia que envolviam a identidade brasileira.

2001

Elenco de A Revolução Tropicalista