3. > Alegria da Loucura

Título Joy of Madness (Original)
Ano produção 2003
2003 ( Brasil )

Registro das filmagens de Às Cinco Horas da Tarde, de Samira Makhmalbaf, programado nesta 27ª Mostra e vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes deste ano. No outono de 2002, em Cabul, no Afeganistão, logo após a queda do regime talebã, a diretora Samira Makhmalbaf procura atores entre os habitantes locais para seu próximo filme, sobre uma garota afegã que decide se candidatar à presidência do país. A câmera de Hana observa a sociedade afegã e, em particular, as aspirações das mulheres, a insegurança da população com o futuro e a desconfiança que têm da liberdade que acabaram de reconquistar. Hana é irmã da diretora Samira Makhmalbaf e da roteirista e fotógrafa Maysam Makhmalbaf. As três são filhas do diretor e produtor Moshen Makmalbaf e de Marzieh Meshkini, também diretora. Alegria da Loucura é o primeiro longa de Hana, aos 14 anos, e foi apresentado no Festival de Veneza deste ano, quando ela se tornou a mais jovem diretora a estar na seleção do Festival.