A série de televisão foi apresentado originalmente nos Estados Unidos, pela rede FOX, entre 18 de setembro de 1989 a 7 de maio de 1990, num total de 23 episódios, de aproximadamente 45 minutos, em uma só temporada.

Seus principais interpretes eram Gary Graham como o Detetive Matthew Sikes, um policial da cidade de Los Angeles, que inicialmente demonstra uma relutância fora do normal em ter como parceiro um alien, depois que o seu companheiro fora morto ao separar uma briga entre dois alienígenas, mas com o passar do tempo começa a compreender que nem todos os aliens são iguais e assim se torna amigo de seu novo companheiro alien chamado George Francisco, interpretado por Eric Pierpoint.

Embora a série fosse classificada como de ficção científica, os enredos geralmente falavam de moralidade, racismo, fanatismo contra as minoria étnicas e ilustrando as diferenças e semelhanças entre os seres humanos e os alienígenas chamado de "newcomers" (recém-chegados).

A história tem início quando uma nave espacial alienígena do planeta Tenctons cai acidentalmente na Terra, com cerca de 250.000 escravos, quando se dirigiam ao tal planeta. A nave que vinha seguindo um comboio com outras várias naves cheia de escravos, mas acaba se separando dela devido a alguns problemas e fica a deriva no espaço infinito.

Muitos autores afirmam que toda a série é na realidade uma referência a um dos grandes problemas enfrentados pelos norte-americanos atualmente, que é a problemática da imigração latino-americana, que tentam a todo custo chegar aos Estados Unidos, gerando um grande preconceito entre a maioria da população, que não querem, não gostam da presença de latinos em seu país, tratando-os praticamente da mesma forma como os humanos tratam os alienígenas nessa série.

Apesar do sucesso do espetáculo, ela teve apenas uma temporada, de 1989 a 1990, por problemas financeiros e a Fox acabou cancelando a série. Uma segunda temporada era esperada claramente pelos produtores, pois a primeira temporada acabava com um "cliffhanger", o que geralmente pressupõe uma continuidade, o que não aconteceu, porém ela gerou cinco telefilmes: "Alien Nation: Dark Horizon" (1994), "Alien Nation: Body and Soul" (1995), "Alien Nation: Millennium" (1996), "Alien Nation: The Enemy Within" (1996) e "Alien Nation: The Odar Legacy" em 1997.

1989

Elenco de Missão Alien (1ª Temporada)