3. > Alois Nebel

Título Alois Nebel (Original)
Ano produção 2011
2012 ( Brasil )

Fim dos anos 80 no século XX. Alois Nebel trabalha como expedidor na pequena estação ferroviária de Bílý Potok, uma remota vila na fronteira tcheco-polonesa. Ele é um solitário, que gosta mais de relógios antigos do que de pessoas, e acha tranquila a solidão da estação – exceto quando a névoa invade. Então ele alucina, vê trens dos últimos cem anos passarem pela estação. Eles trazem fantasmas e sombras do tenebroso passado da Europa Central. Alois não consegue se livrar desses pesadelos e acaba indo parar no sanatório.

No sanatório, ele conhece O Mudo, um homem carregando uma fotografia antiga que foi preso pela polícia após cruzar a fronteira. Ninguém sabe por que ele veio para Bílý Potok ou quem ele está procurando, mas é o passado dele que lança Alois em sua jornada…

. Concorrente da República Tcheca ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2012.