3. > Are Video Games Really That Bad?

Título Are Video Games Really That Bad? (Original)
Ano produção 2015
16 de Setembro de 2015 ( Mundial )

Games violentos tornam as pessoas mais agressivas? Jogar videogame traz algum benefício? Os chamados “gamers” podem ficar viciados em jogos? Estas perguntas são respondidas no especial Are Video Games Really that Bad? (Você Deve Jogar Videogame?). O programa revela aspectos da influência dos jogos eletrônicos na mente humana, levantados a partir de estudos realizados nos Estados Unidos e na Europa.

O aumento de agressividade e a menor sensibilidade a cenas cruéis foram analisados em pesquisas com jovens e adultos, após jogarem games violentos. Os especialistas norte-americanos Craig Anderson e Doug Gentile, da Universidade de Iowa, e Brad Buchmann, da Universidade de Ohio State, relacionam as ações reais de violência e o crescimento no consumo de jogos.

O especial mostra ainda um teste que detecta o vício em games. A avaliação, conduzida pela neurocientista Valerie Voon, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, investiga se uma jovem que passa mais de 20 horas por semana jogando está dependente. Sobre este assunto, o psicólogo Mark Griffiths, da Universidade de Nottingham Trent, também no Reino Unido, pondera ao dizer que o excesso de tempo participando de jogos pode não significar necessidade deles.

Por fim, a produção apresenta benefícios que os games podem oferecer. Para os idosos, o neurologista Adam Gazzaley, da Universidade da Califórnia, São Francisco, desenvolveu um jogo que auxilia na atividade cognitiva, pois desenvolve a atenção e a memória. Já o jogo “Underground”, no qual duas garras são necessárias para livrar um robô do labirinto, é utilizado como treinamento por cirurgiões de laparoscopia (cirurgia por meio de câmeras), como o doutor Henk Hoedemaker, do Centro Médico Universitário de Groningen, na Holanda.