3. > Arthur Rimbaud: Uma Biografia

Título Arthur Rimbaud: Une biographie (Original)
Ano produção 1991
1991 ( Brasil )

Jean Nicolas Arthur Rimbaud foi um dos maiores poetas franceses, adscrito às vezes ao movimento simbolista, junto com Mallarmé, e outras ao decadentista, junto a Verlaine. Escreveu seus versos quando contava apenas com 15 anos e deixou para sempre a literatura na idade prematura de 20 anos. Para ele, o poeta devia ser um “visionário” por meio de um o “longo, imenso, e racional desregramento de todos os sentidos”. Sua influência na literatura moderna, na música e na arte é ampla. Rimbaud influenciou poetas franceses posteriores, mas também os surrealistas André Bretón, Henry Miller, Anaïs Nin, William S. Burroughs, Pier Paolo Pasolini, Jim Jarmusch, Hugo Pratt, Klaus Kinski, Patti Smith, Jim Morrison, Luis Alberto Spinetta, Bob Dylan, Joe Strummer, inclusive os poetas beats. “Arthur Rimbaud: Uma Biografia” é um documentário do diretor Richard Dindo dividido em três capítulos, “Os Desertos do Amor”, “Uma Temporada no Inferno” e “Um Anjo no Exílio”, que narra, através de personagens fictícios, a vida, obra e morte do grande poeta francês.